Connect with us

MUNDO

Pedro Sánchez garante outro mandato como primeiro-ministro da Espanha

Publicado

em

A câmara baixa do Parlamento da Espanha aprovou nesta quinta-feira (16) a nomeação de Pedro Sánchez como primeiro-ministro para outro mandato, encerrando um impasse prolongado após eleição geral inconclusiva em julho.

O Partido Socialista Operário Espanhol (Psoe) havia feito acordos separados com vários partidos regionais para obter apoio, incluindo um projeto de lei polêmico sobre anistia para separatistas catalães que tem provocado protestos em toda a Espanha.

A candidatura de Sánchez obteve 179 votos a favor e 171 contra, sem abstenções. Os “nãos” vieram do conservador Partido Popular, do partido de extrema-direita Vox e do único parlamentar da União Popular de Navarra.

O aliado de extrema-esquerda do Psoe, Sumar, os partidos catalães pró-independência Junts e ERC, os partidos bascos PNV e EH Bildu, o BNG da Galícia e a Coalizão Canária votaram a favor de Sánchez, que governa a Espanha desde 2018.

Muitos espanhóis estão irritados com o projeto de lei de anistia, que absolveria políticos e ativistas que participaram de uma tentativa de separar a Catalunha da Espanha, que atingiu seu ápice em 2017. O projeto de lei foi registrado no Parlamento na segunda-feira.

Enquanto a votação era concluída, manifestantes do lado de fora do Parlamento sacudiam barricadas erguidas pela polícia e gritavam sua discordância.

Alberto Núñez Feijóo, cujo Partido Popular conquistou o maior número de assentos na votação de julho, atravessou a câmara para apertar a mão de Sánchez, conforme os parlamentares de esquerda aplaudiam e vibravam, enquanto o líder do partido Vox, Santiago Abascal, saiu.

Feijóo, que acusou Sánchez de minar o estado de direito por causa da anistia, convocou na quarta-feira protestos em massa para sábado, 18 de novembro.

O Partido Popular Europeu (PPE) disse na quinta-feira que o Parlamento Europeu havia aprovado pedido para um debate na próxima semana sobre se a anistia ameaça a independência judicial na Espanha.

Fonte: EBC Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora