Connect with us

Cuiabá

Pedra 90 celebra inauguração de praça e prefeito Emanuel Pinheiro destaca homenagem para heroína anônima

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro entregou mais uma praça em Cuiabá, na noite de quinta-feira (9). O espaço de lazer entregue no bairro Pedra 90, era um anseio antigo da população. A Praça Ruthy Canuta da Costa, localizada na rua Integração V faz parte da série de mais de 200 praças públicas construídas ou revitalizadas pela gestão.

A praça recebeu o nome de uma importante liderança comunitária do bairro: uma pessoa íntegra que não media esforços para levar melhorias para a região e prestar atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. No momento do descerramento da placa, o prefeito destacou que grande parte dos gestores dão nome de políticos às obras, mas ele prefere homenagear as heroínas e heróis anônimos.

“A criação e preservação de espaços de lazer comunitários são pilares essenciais para o bem-estar e coesão social. Esses locais não apenas proporcionam momentos de diversão e relaxamento, mas também fortalecem os laços entre os moradores, fomentam a saúde mental e promovem uma comunidade mais unida e feliz. Eu reforço o compromisso que assumi desde o meu primeiro dia como o gestor de minha amada terra: levar os serviços do Município aos que mais necessitam. Praças, espaços comunitários são verdadeiros instrumentos de transformação”, finalizou o prefeito.

Emocionados, o casal de filhos da homenageada, Ronilton Canuta da Costa e Rosinete Canuta da Costa, agradeceram a homenagem, dizendo que o reconhecimento é um motivo de muito orgulho para eles. A filha inclusive, acrescentou que “de onde ela estiver, com certeza ela está muito feliz. “Minha mãe amava servir, amava o bairro, adorava as pessoas daqui. Ela fazia tudo para ver todo mundo bem”, declarou Rosinete.

Na direção da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o secretário Juarez Sambaniego, lembrou que a praça é uma oportunidade de entretenimento, lazer e bem-estar para os moradores da localidade que, aliás, são bastante carentes de espaços do segmento. Na sequência, Junior Leite, diretor da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, enfatizou a qualidade das praças que vêm sendo entregues na gestão.

“Praticamente todos os espaços de lazer implantados, contam com iluminação LED, quadra para futebol, parquinho para atender a garotada, além de uma bela arborização. Uma iniciativa a mais de valorização e qualidade de vida”, pontou.

O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV) anunciou que até o início do próximo ano, mais cinco praças serão construídas na Capital.

Ao final, Pinheiro pediu aos moradores para ajudar a preservar o local e ressaltou que sua gestão vai continuar criando locais de convívio social onde os vizinhos possam se reunir, interagir, socializar. As crianças possam sair da frente da televisão e celular para brincar, os idosos possam sentar para conversar e se exercitar, proporcionando assim, um ambiente inclusivo seguro e agradável para todos.

Participaram do evento os vereadores: Dídimo Vovô e Kássio Coelho e o diretor geral da Limpurb, Júnior Leite.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora