Os pecuaristas de Mato Grosso receberam uma boa notícia em relação à declaração de estoque de rebanho. De acordo com a nova lei sancionada pelo governo estadual e publicada no Diário Oficial na quinta-feira (24.08), eles não serão multados no caso de haver divergências na contagem do gado junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) durante a campanha deste ano, que vai de 1º a 30 de novembro.
A nova legislação estabelece que, durante a campanha os produtores terão a oportunidade de corrigir o saldo do rebanho na ficha de cadastro do Indea-MT sem a aplicação da multa que normalmente incidiria em caso de divergência. A medida visa aprimorar a confiabilidade dos dados relacionados à produção agropecuária do estado.
Essa mudança é particularmente importante, uma vez que divergências podem ocorrer por diversos motivos, como partos gemelares, desaparecimento por mortes, furtos, erros na contagem de animais, entre outros fatores.
A possibilidade de ajustar os registros sem o risco de multas proporcionará um rebanho mais preciso e confiável para análises e pesquisas, além de fortalecer os dados utilizados por institutos de pesquisa e órgãos ligados à agropecuária, como o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A medida visa incentivar os produtores a corrigirem eventuais erros ou inconsistências nos registros de estoque de rebanho. A declaração é obrigatória para todos os produtores de animais de interesse comercial.
Fonte: Pensar Agro