Connect with us

MIRASSOL

PC já prendeu 63 militares acusados de assassinatos em MT; veja lista

Publicado

em

Saiu a lista do nome de 63 policiais militares presos na Operação ‘Simulacrum’, deflagrada nesta quinta-feira (31) para combater crimes de homicídios cometidos por militares. Ao todo, a Polícia Civil e o Ministério Público cumprem 81 mandados de prisão contra PMs. Os tenentes Thiago Sátiro Albino, Mauricio Alves Pereira Junior e Alisson Rocha Brizola, estão entre os detidos.

O grupo é suspeito de simular confrontos com criminosos para matá-los, ocorridos em Cuiabá e Várzea Grande. Um dos objetivos dos policiais seria obter promoções e colocar seus batalhões em evidências. Os alvos da prisão são lotados no Bope, Rotam e Força Tática do Comando Regional I.

Os militares são investigados pela morte de 24 pessoas, com evidentes características de execução, além da tentativa de homicídio de, pelo menos, outras quatro vítimas, sobreviventes. Estão em cumprimento 115 ordens judiciais, sendo 81 de prisões temporárias e 34 mandados de busca e apreensão e de medidas cautelares diversas.

As ordens judiciais foram decretadas pela 12ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá.

De acordo com as investigações, os militares envolvidos contavam com a atuação de um colaborador que cooptava interessados na prática de pseudos crimes patrimoniais, sendo que, na verdade, o objetivo era ter um pretexto para matá-los. Após atraí-los a locais ermos, onde já se encontravam os policiais militares, eram sumariamente executados, sob o falso fundamento de um confronto.

As investigações apontam ainda que o objeto principal dos militares era de promover o nome dos policiais envolvidos e de seus respectivos batalhões. Na época em que ocorreram os fatos, os policiais investigados encontravam-se lotados nos batalhões Rotam, Bope e Força Tática do Comando Regional. As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá.

 

Veja a lista:

Wesley Matos Moreira

Ten S Ferreira

Sd Heron Teixeira Pena Vieria

Sd Jonathan Carvalho de Santana

Cap Abner Campos

Sgt Andre Luiz dos Santos Souza

Sd Arlei Luiz Covatti

Cb Geraldo Vieria da Silva

Sd Jackson Pereira Barbosa

Sd Joao Jose Fontes Pinheiro Neto

Sd Jonatas Bueno Trindade

Sd Jose Roberto Rodrigues da Silva

Sgt Luciano Baldoino dos Santos

Sd Tiago de Jesus Batista Borges

Cap Tulio Aquino Monteiro da Costa

Sd Vinicius Santos de Oliveira

Sd Jairo Papa da Silva

Ten Mauricio Alves Pereira Junior

ST Altamiro Lopes da Silva

Sgt Diogo Fernandes da Conceicao

Sd Wilson Ulisses Alves Souza

Sgt Alersony Christian Gomes de Arruda

Cb Rafael Garcia Marvulle

Cb Leonardo Oliveira Penha

Sd Edson Willian de Arruda

Sd Marcos Antonio da Cruz Santos

Sgt Claudio Batista Leal

Sd Allan Carlos Miguel

Sd Victor Augusto Carvalho Martins

Ten Thiago Satiro Albino

Sd Wesley Silva de Oliveira

Sd Genivaldo Aires da Cruz

Sd Icaro Nathan Santos Ferreira

Sgt Antonio Vieria de Abreu Filho

Cap Ronaldo Reinners

Sgt Patrick Lauro Loureiro de Almeida

Sgt Elias Jose Lopes Schuina

Cb Esmail Da Silva Gordonha

Sgt Alexandre dos Santos Lara

Sd Thiago Padilha de Moraes

Sd Benedito Patricio da Silva Junior

Sd Bruno Pedro Tavares Correa

Sd Eduardo Moreira Lauriano

Ten Bespalez

ST Antonio Jose Ventura de Almeida

Sgt Luis Fernando de Souza Neves

Cb Ricardo da Silva Duarte

Cb Alex Sandre souza dos Santos

Sd Jonas Benevides Correa Junior

Sd Lucas Alves Bataielo

Sgt Cezar Adriano Prado Gomes

Sd Jederson Barbosa dos Santos

Sd Fernando Cezar de Oliveira

Sd Magno Souza do Nascimento

Sd Israel Xavier Girotto

Sd Nayara Rodrigues Belo

Sd Marcos Gustavo Soares de Oliveira

Sd Rogerio Aparecido Teixeira de Lima

Sgt Robson dos Santos

Sd Jefferson Alves do Carmo

Sd Andre Felipe de Carvalho Campos

Sd Anderson Gomes de Castro

Ten Alisson Brizola.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MIRASSOL

Represas seca e moradores ficam sem água na cidade de Mirassol D’oeste, MT

Publicado

em

Por

O município de Mirassol D’oeste, localizado a cerca de 300 km de Cuiabá, enfrenta uma grave crise hídrica devido à seca das represas e córregos do Município, principal fonte de abastecimento de água da cidade. A longa estiagem que assola a região fez o rios e represas secar, complicando a situação para os moradores

Os moradores da cidade tem reclamado a mais de quatro semanas da falta de água da região. De acordo com moradores, a Saemi serviço autônomo de agua responsável pela distribuição de água montou um cronograma de distribuição de água, mas segundo os moradores ele não tem sido cumprido e a distribuição de água nas casas não tem acontecido em alguns bairros. A moradora da região Pé da serra afirmou que a situação está muito complicada, pois a água não está chegando nos últimos três dias ja não temos agua nos reservatórios outros bairros como Boa vista, interlagos , Morumbi Jardim das flores 3 relatam mesmo problema. Estamos numa situação precária, sem água para tomar banho ou até mesmo beber. Além da escassez, os moradores relatam que a água, quando disponível, tem chegado suja tornando-a imprópria para o consumo.

Em um áudio divulgado recentemente, o prefeito Hector Alvarez Bezerra compartilhou detalhes sobre a crise e destacou que a falta de água não é um problema exclusivo de Mirassol d’Oeste, mas um reflexo de uma escassez global que também atinge municípios vizinhos. Segundo ele, o consumo excessivo de água pela população local durante períodos de seca tem exacerbado a situação.

O prefeito comparou o uso de água ao consumo de energia elétrica, explicando que em dias quentes, as pessoas utilizam mais ar condicionado, o que aumenta o gasto de energia. Da mesma forma, em tempos de seca e calor extremo, a população utiliza mais água, e não de maneira moderada. Bezerra apontou que o uso de água triplicou em Mirassol d’Oeste. Moradores utilizando grandes quantidades para lavar casas, carros, regar plantas e até molhar as ruas.

Atualmente, o município conta com três sistemas de captação de água, mas dois deles, localizados no pátio da Estação de Tratamento de Água (ETA) e em Carnaíba, já secaram. o prefeito lembrou que, no primeiro ano de sua gestão, foi realizada uma dragagem na ETA, o que aumentou a capacidade de captação em três vezes, mas, ainda assim, não foi suficiente para atender a demanda. Para tentar minimizar a crise, foram feitos transbordos na represa de Carnaíba, em parceria com a Minerva e uma usina local, além da utilização de agua captada no
Rancho Alegre, onde ainda há um volume significativo de água. Poços foram perfurados, dois na zona urbana e dois na zona rural, para ajudar no abastecimento.

Um dos principais projetos para a solução definitiva do problema é a captação de água no Córrego do Caramujo, mas o prefeito informou que está aguardando a autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Ele também mencionou a seleção de uma proposta do município no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), conforme a PORTARIA MCID No 768, de 26 de julho de 2024. Esse projeto está inserido no Eixo “Água Para Todos” – Subeixo “Abastecimento de Agua – Urbano”, e será financiado com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para que o processo de validação dessa proposta junto ao agente financeiro tenha início, a prefeitura foi convocada a responder aos questionamentos até o dia 23 de agosto de 2024. Entre os pontos a serem definidos estão a escolha do agente financeiro habilitado e a confirmação de prosseguimento com a operação de crédito, já que a proposta migrou de fonte de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para financiamento pelo FGTS.

Por Mira News

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora