Connect with us

Cuiabá

“Passeio Noturno” leva o público em uma jornada pelo Centro Histórico de Cuiabá

Publicado

em

O Centro Histórico de Cuiabá se ilumina mais uma vez com a magia do “Passeio Noturno”. Na última sexta-feira (20) ocorreu o retorno de um dos espetáculos mais cativantes, o “Passeio Noturno”, produzido pelo grupo Tibanaré. Com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria de Comunicação (Secom), a cidade se transforma em um grande palco a céu aberto, levando o público a uma viagem no tempo, onde a realidade e fantasia se juntam para contar a história da capital.

O “Passeio Noturno” é uma experiência de entretenimento, mas também uma forma de preservar e compartilhar a rica herança cultural de Cuiabá. O passeio é feito de ônibus e a medida que o coletivo se desloca pelo Centro Histórico, os participantes são transportados por diferentes períodos da história da cidade, graças às habilidades de atuação dos atores e guias de turismo e aos cenários que recriam o passado de Cuiabá.

O espetáculo inclui paradas em locais históricos, como a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus, o Museu de Arte Sacra e outros pontos da cidade. Em cada parada, os atores apresentam cenas que recriam momentos marcantes da história, dando vida a eventos e lendas urbanas que moldaram Cuiabá.

O secretário de Cultura, Aluízio Leite, destacou a importância do projeto, que combina arte e história para criar uma experiência única. “A história da nossa cidade é contada juntamente com a arte. Isso aqui é um projeto muito importante para as artes cênicas da cidade e que fala um pouco das nossas lendas urbanas da nossa cidade. Então esse espetáculo acontece no nosso centro histórico com as paradas de ônibus, onde são reproduzidas algumas de nossas grandes lendas urbanas da cidade. Tão logo foi apresentado esse projeto para a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e em nome do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, nós apoiamos o projeto que já fez muito sucesso nas edições passadas. E eu tenho certeza de que também faremos sucesso agora nessa temporada.”

O “Passeio Noturno” é uma oportunidade de mergulhar na história rica e fascinante da capital. O evento não apenas celebra o patrimônio da cidade, mas também enriquece a experiência cultural de todos os que participam, proporcionando uma jornada que mescla realidade e imaginação. Com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e do grupo Tibanaré, o “Passeio Noturno” continua encantando e educando o público sobre o passado de Cuiabá, mantendo vivas suas lendas e memórias.

Jefferson Jarcem, um dos produtores do projeto, lembra que o espetáculo estreou em 2013 e passou por várias versões, com a primeira, segunda e terceira temporada. A versão com o ônibus, que é uma parte integral da experiência, começou em 2015. “O Passeio Noturno é uma city tour, onde o público conhece o patrimônio histórico do Centro Histórico de Cuiabá, mas se surpreende com lendas urbanas e histórias misteriosas. O espetáculo gira em torno de personagens como Seu Chico, a Noiva de Branco, Dona Maria (a ganhadora da rádio) e a Morte”.

Yan Dimitri de Barros, de 11 anos, conta que melhor aprender a história da cidade contada com o teatro. “Estou gostando, nunca andei por aqui de noite. Gosto de como está sendo contada a história, amo. É muito engraçado, legal e aprende mais.”

A nova temporada de “Passeio Noturno” vai de 20 de outubro a 18 de novembro, com 40 vagas por sessão. As vendas são abertas às segundas-feiras, pelo Sympla, ou ponto de venda no Pantanal Shopping. Os agendamentos escolares podem ser feitos pelo telefone (65) 98130-8558.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora