Connect with us

MATO GROSSO

Participantes do Rede Cidadã ganham 13 medalhas de ouro e 6 de prata em campeonato de Taekwondo

Publicado

em

Os dezessete atletas do projeto Rede Cidadã ganharam 13 medalhas de ouro e seis de prata na 7ª Copa Pantanal de Taekwondo, que aconteceu no Ginásio Dom Aquino, em Cuiabá, entre este sábado (28.09) e domingo (29.09).

A equipe do projeto em Cuiabá terminou em 3º lugar na classificação geral em luta, e 4º em poomsae (caracterizado como um conjunto de movimentos do Taekwondo contra um oponente imaginário de forma a representar uma luta) na competição.

Nas modalidades de luta, definidas de acordo com idade e peso, 10 medalhas de ouro e quatro de prata foram conquistadas. Já no poomsae, os atletas terminaram com três medalhas de ouro e duas de prata. Entre os participantes do projeto, dois receberam medalhas de ouro tanto na luta, quanto no poomsae.

Para a coordenadora do programa, Wilma Wellen Camilo Fernandes, as conquistas são a concretização da formação de uma equipe de atletas e professores com caráter, responsabilidade e respeito.

“As crianças e adolescentes entendem que essa conquista é a recompensa dos seus esforços e compromissos com as atividades e orientações recebidas. Nós oferecemos a oportunidade de eles praticarem esportes para o fortalecimento da autoestima e desenvolvimento do espírito esportivo, bem como para eles compreenderem que o esporte une ideias e perspectivas da possibilidade da mudança de qualidade de vida”, salienta.

O campeonato de Taekwondo foi realizado pela Nova Federação de Mato Grosso de Taekwondo, que recebeu 180 inscrições.

Na base de Cuiabá do programa Rede Cidadã, são oferecidas aulas de futsal, taekwondo, futebol e vôlei.

Rede Cidadã

A Rede Cidadã é um programa do Governo do Estado, desenvolvido por meio da Sesp-MT, que atende crianças e adolescentes entre oito e 18 anos em situação de vulnerabilidade que apresentam algum fator de risco social, como evasão escolar, violência doméstica nos lares e pais cumprindo pena de privação de liberdade. O projeto atende em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Nova Olímpia e Rondonópolis.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Projeto Reconstruindo Sonhos promove atividades de incentivo à reinserção social

Publicado

em

Por

A Penitenciária Major Zuzi, em Água Boa (730 km de Cuiabá), iniciou nesta sexta-feira (04.10) a segunda edição do Projeto Construindo Sonhos, com a participação de 15 reeducandos. O projeto visa promover atividades, rodas de conversa, troca de experiências e incentivar a reintegração social.

As atividades vão ocorrer em seis semanas, com dois encontros semanais. Depois, os reeducandos participarão de um curso de qualificação, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Como parte dos encontros, serão propostas rodas de conversas com trocas de experiências, além de momentos com uma assistente social e psicólogas da unidade, a fim de passar orientações de convívio social aos presos. A iniciativa visa discutir temas como valores, espiritualidade, trabalho, relações interpessoais e futuro.

O diretor da Penitenciária, Gilberto Antonio de Oliveira, destaca a importância de ações como esta para a ressocialização dos presos, reinserção no mercado de trabalho e diminuição da reincidência criminal.

“Esse projeto vai atender os recuperandos que estão próximos de sair, então ao realizarem o curso, eles vão ser preparados para retornar à sociedade, para voltar a conviver com a gente, e além de ter um preparo psicológico e orientações, eles também vão ser qualificados. Então, à medida que eles forem saindo, eles vão ter oportunidade de tanto ser inserido no mercado de trabalho, como estar bem preparados para voltar a conviver em sociedade psicologicamente”, afirma.

Os presos que participam do projeto foram escolhidos de acordo com o comportamento e a disciplina apresentados no período de privação de liberdade, e também considerando o ofício anterior e o tempo restante de pena.

Com a realização do curso após os encontros, eles terão a pena reduzida (um dia de pena a cada 12 horas de curso), de acordo com a Lei de Execução Penal (nº 7.210/1984).

A abertura do evento contou com a presença de autoridades e representantes de instituições que apoiam o projeto. Entre eles estavam o promotor de Justiça, Roberto Arroio Farinazzo Júnior, o secretário municipal de administração, Sebastião Antônio Lopes, a secretária municipal de Serviço Social, Valquíria Soares Dantas Ferreira, o vice-presidente do Conselho de Segurança Pública Municipal (Conseg), Geison Bissolotti, o major da Polícia Militar, Salmon Hilário Ribeiro, e o delegado regional da Polícia Civil, Valmon Pereira da Silva, além de servidores e multiplicadores envolvidos na aplicação do programa

O projeto Reconstruindo Sonhos é uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso, e conta com parceria da Sesp-MT, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Fundação Nova Chance (Funac) e o Instituto Ação Pela Paz.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora