Connect with us

MUNDO

Parlamento de Kosovo vira palco de briga generalizada; veja o vídeo

Publicado

em

Confusão generalizada no Parlamento de Kosovo
Reprodução

Confusão generalizada no Parlamento de Kosovo

Parlamentares em Kosovo protagonizaram uma briga generalizada no Congresso nessa quinta-feira (13), após um deputado da oposição, Mergim Lushtaku, jogar água no primeiro-ministro, Albin Kurti. O premiê falava sobre medidas para diminuir as tensões étnicas no norte do país. A presidente de Kosovo, Vjosa Osmani, condenou a briga.

No vídeo é possível ver que, após o deputado do Partido Democrático de Kosovo jogar água no premiê e em seu vice, Besnik Bislimi, a confusão cresce e outros membros do parlamento, entre oposição e coalizão, se aproximam e ampliam o quebra-quebra. A troca de empurrões, tapas e socos durou até a intervenção da polícia, que também escoltou Albin Kurti até a saída. Após a briga, o presidente do Parlamento, Glauk Konjufca, adiou a sessão por duas horas. “O que aconteceu no Parlamento do Kosovo é inaceitável”, disse.

Veja o vídeo:


As tensões no norte de Kosovo se intensificaram recentemente, quando sérvios protestaram contra a posse de prefeitos da etnia albanesa, que venceram as eleições em abril. Ainda que a maior parte da população do país seja de etnia albanesa, totalizando os 90%, os sérvios, que chegam a média dos 5%, são maioria na região norte do país, local dos conflitos dos últimos meses. Em maio, confrontos violentos entre sérvios e policiais deixaram dezenas de pessoas feridas na região; eles exigem a implementação de um acordo firmado há uma década para ter mais autonomia.

Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008, quase dez anos depois da Guerra de Kosovo, na qual forças da República Federativa da Iugoslávia, atual Sérvia e Montenegro, e o grupo rebelde albanês de Kosovo, conhecido como Exército de Libertação (KLA), iniciaram um confronto armado que durou de fevereiro de 1998 a junho de 1999. A guerra só chegou ao fim quando a Otan interveio com ataques aéreos, fazendo com que o exército sérvio se retirasse. Embora mais de 10 mil pessoas tenham morrido no conflito, a Sérvia enxerga Kosovo como um estado separatista, não reconhecendo sua independência.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora