Connect with us

POLÍCIA

Parlamentar é preso por atuar em benefício de facção criminosa

Publicado

em

Cuiabá/MT – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) deflagrou, nesta sexta-feira (20.09), a Operação PUBBLICARE com o objetivo de combater núcleo de organização criminosa formado por servidores públicos que colaboravam com membros de facção criminosa na lavagem de dinheiro, através da realização de shows e eventos em casas noturnas de Cuiabá/MT.

Aproximadamente 70 (setenta) policiais cumprem 15 (quinze) medidas cautelares, expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá/MT (NIPO), sendo:

01 (um) mandado de prisão preventiva;

07 (sete) mandados de busca e apreensão;

06 (seis) veículos e de 01 (um) imóvel sequestrados e bloqueio de contas bancárias

A Operação PUBBLICARE é decorrente do desmembramento da Operação RAGNATELA, deflagrada em junho/2024, quando a FICCO/MT desarticulou um grupo criminoso que teriam adquirido uma casa noturna em Cuiabá/MT pelo valor de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais), pago em espécie, com o lucro auferido através de atividades ilícitas. A partir de então, o grupo passou a realizar shows de MC’s nacionalmente conhecidos, custeado pela facção criminosa em conjunto com um grupo de promoters.

Durante as investigações, também foi identificado que os criminosos contavam com o apoio de agentes públicos responsáveis pela fiscalização e concessão de licenças para a realização dos shows sem a documentação necessária. Identificou-se que um parlamentar atuava em benefício do grupo na interlocução com os agentes públicos, recebendo, em contrapartida,benefícios financeiros.

Aos investigados são imputados os crimes de corrupção passiva/ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, juntamente com membros da facção indiciados durante a Operação RAGNATELA.

A Operação PUBBLICARE, termo em italiano, faz alusão à atividade de agente público, que ao invés de atuar em prol da população, focava em interesses escusos de facção criminosa.

A FICCO/MT é uma força integrada composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no Estado do Mato Grosso.

Fonte: PRF – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil investiga envenenamento de cães e gatos em Santa Cruz do Xingu

Publicado

em

Por

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Santa Cruz do Xingu, abriu procedimento de investigação para apurar o possível envenenamento de 16 cães e gatos no município.

As investigações iniciaram com o recebimento de denúncias de que um homem estaria envenenando animais da rua ao fornecer comida intoxicada na calçada. Ao todo, já foram computadas 16 mortes de animais com sintomas de envenenamento.

Em um boletim de ocorrência registrado nesta quinta-feira (20), uma mulher relatou que perdeu dois animais vítimas do envenenamento, sendo uma cadela há cerca de um mês, e uma gata no dia anterior.

Após a ocorrência de mais um caso, o delegado de Santa Cruz do Xingu, Luiz Humberto Mendes Leite, solicitou perícia para realização de necrópsia no animal e de coleta de material gástrico para análise no laboratório de toxicologia, com objetivo de atestar a materialidade do crime.

Diante da informação, também foi coletado material do animal que morreu recentemente, que foi encaminhado para Politec para análise e comprovação do possível envenenamento.

“Este é o primeiro atendimento desta natureza que realizamos nesta delegacia, demonstrando que a Polícia Civil está atenta ao caso grave. A ação reflete o amor e o respeito pelos animais, e o repúdio a crueldades desta natureza”, disse o delegado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora