Connect with us

BRASIL

Paris 2024: seleção brasileira de basquete se garante nas quartas

Publicado

em

Paris 2024: seleção brasileira de basquete se garante nas quartas
ESTADÃO CONTEÚDO

Paris 2024: seleção brasileira de basquete se garante nas quartas

A seleção brasileira masculina de basquete não precisou esperar muito tempo para saber se conseguiria uma das vagas como melhor terceiro colocado nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Bastou a vitória da Grécia sobre a Austrália, por 77 a 71, para que os brasileiros respirassem aliviados e garantidos nos mata-matas.

Após bater o Japão por 102 a 84 no que foi o seu melhor jogo na Olimpíada, a seleção aguardava outros resultados. E logo na primeira partida, com a vitória da Grécia contra a Austrália, por 77 a 71, veio a confirmação da vaga. Agora, resta aguardar Sérvia e Sudão, neste sábado, às 16h, para saber a posição na classificação geral – O Brasil pode terminar como melhor terceiro.

Com a vitória desta sexta-feira, a seleção brasileira confirmou a terceira posição do Grupo B, com 4 pontos, atrás de França e Alemanha, já classificadas. O saldo de pontos marcados, que era 25 negativo subiu para 7 negativo. Esse é o critério que desempata a disputa entre os melhores terceiros colocados – dos três, dois avançam.

A vitória deixará os gregos na terceira posição, com saldo -8 – estão em segundo, provisoriamente, antes do último jogo da chave Caso a Espanha perca do Canadá, ainda nesta sexta-feira, o Grupo A teria os canadenses em primeiro, Austrália em segundo e Grécia em terceiro após tríplice empate. Entretanto, o Brasil superaria os gregos no saldo de pontos (-7 a -8).

Caso o Canadá perca na última rodada, a Espanha sobe à primeira colocação (ganhando o confronto direto), os canadenses caem para o segundo lugar, e os gregos permanecem em terceiro, com a mesma situação, já que venceram o duelo direto com os australianos.

Sudão do Sul e Sérvia disputam a segunda posição do Grupo C, com jogo no sábado, às 16h. O resultado dessa partida definirá o outro terceiro colocado que irá às quartas de final e também a posição do Brasil na classificação geral. Com – 6 de saldo, o time africano pode até perder por um ponto que se garante. A Grécia torce por revés de 3 ou mais.

A última vez que o Brasil disputou o mata-mata do basquete em uma Olimpíada foi em Londres-2012. O time foi eliminado pela Argentina nas quartas de final e ficou em quinto na classificação geral. No Rio-2016, a eliminação foi na fase de grupos. Em Tóquio, disputado em 2021, a seleção não conseguiu se classificar.

O Brasil tem cinco medalhas no basquete olímpico. São três bronzes no masculino (Londres-1948, Roma-1960 e Tóquio-1964) e uma prata (Atlanta-1996) e um bronze (Sydney-2000) no feminino.

The post Paris 2024: seleção brasileira de basquete se garante nas quartas first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora