Connect with us

MATO GROSSO

“Parceria entre UFMT e Universidade Agrícola do Sul da China só teve êxito com participação do Governo de MT”, afirma reitor

Publicado

em

Aconteceu nesta sexta-feira (23) o lançamento do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola, durante cerimônia realizada no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A iniciativa nasceu a partir de um acordo de cooperação internacional feito com a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU), em uma articulação do Governo de Mato Grosso, para proporcionar o ensino da língua chinesa e ampliar o desenvolvimento científico e tecnológico das ciências agrárias no Estado. O acordo prevê ainda a interação entre os estudantes brasileiros e chineses, por meio de intercâmbios culturais e científicos.

O reitor da UFMT, Evandro Soares, destacou a importância do Governo do Estado na articulação para que o acordo fosse concretizado. Segundo Evandro, o Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (NURIMAT) teve um papel importante para abrir novos horizontes no desenvolvimento linguístico, científico e cultural de Mato Grosso.

“Essa parceria só teve êxito com a participação do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso, capitaneado pelo Governo do Estado. Tivemos também a participação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e da Secretaria de Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para congregar aquilo que temos em comum, que é o estreitamento das relações com as universidades. A gente acredita que por meio da língua, podemos nos aproximar dessa rica cultura chinesa. É uma oportunidade ímpar, tanto para os estudantes de ensino superior, como para toda sociedade mato-grossense”, disse o reitor.

O Centro será instalado dentro do campus Cuiabá da UFMT, por meio da Secretaria de Relações Internacionais da instituição. Para a viabilidade do ensino da língua, a SCAU enviará um professor para conduzir as atividades de ensino da língua chinesa no espaço. Já a coordenação local será representada pela professora Caroline Pereira de Oliveira, Coordenadora de Línguas Aplicadas à Internacionalização da Secretaria de Relações Internacionais (SECRI).

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, participou do lançamento e comentou sobre a parceria. Para Allan, a iniciativa é uma importante ferramenta para fortalecer os laços acadêmicos e econômicos entre Mato Grosso e a China.

“A implantação do Centro de Idiomas é fundamental uma vez que, para darmos seguimento aos grandes negócios que estamos fazendo com o país, precisamos do entendimento da língua. A UFMT é vanguarda mais uma vez ao propor essa parceria, e o Governo do Estado, por meio da Seciteci, vai participar ativamente, incentivando os nossos servidores a aprenderem essa língua milenar”, disse o secretário durante o lançamento.

Outro ponto destacado pelo secretário está na ampliação da oferta de oportunidades para os pesquisadores brasileiros e na possibilidade de estabelecer novas parcerias com uma das maiores economias do mundo.

“A China é uma das maiores economias do mundo e o principal comprador dos produtos brasileiros. Diante disso, queremos trazê-los para dentro do nosso Estado, para que possamos compartilhar tecnologias e implementar empresas de base tecnológica, mas para isso nós precisamos superar a barreira do idioma”, finalizou o secretário.

Durante o lançamento do Centro, o vice-presidente da Universidade Agrícola do Sul da China, Qiu Rongliang, reforçou a importância da cooperação entre China e Brasil. Para Qiu, esse é um importante avanço, fruto da união de esforços entre as autoridades brasileiras e a universidade chinesa.

“Os intercâmbios bilaterais de cooperação entre universidades estão se aproximando com resultados mais frutíferos. A Universidade Agrícola do Sul da China atribui grande importância à cooperação com os países latono-americanos, incluindo o Brasil. Estamos orgulhosos do progresso alcançado com os esforços conjuntos e de realizar essa cerimônia de abertura”, disse o vice-presidente.

O acordo entre as instituições prevê ainda a realização de eventos culturais e de língua chinesa no Brasil e ações que promovam a língua portuguesa na China. Também estão previstos programas de intercâmbio linguístico e cultural de curta duração para alunos e docentes brasileiros.

Também participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso, César AlbertMiranda; o presidente do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá; o reitor em exercício da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Alexandre Porto; presidente do Ibrachina, Thomas Law; e o vice-presidente do Nurimat, professor Lucas Sousa.

Agenda em Mato Grosso

Ainda nesta sexta-feira (23) a comitiva chinesa acompanhou uma extensa agenda com importantes gestores e pesquisadores que fomentam o desenvolvimento científico e tecnológico no estado. No período da manhã, a comitiva participou de um encontro na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). Na ocasião foram apresentados os detalhes do Parque Tecnológico Mato Grosso.

A apresentação foi feita pelo coordenador do Parque, Rogério Nunes, que compartilhou os detalhes da finalização de toda a estrutura física do espaço, que será inaugurado no primeiro semestre de 2024.

Já no período vespertino, a comitiva se deslocou até a sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para acompanhar uma exposição do que está sendo desenvolvido na área de ciência e tecnologia em Mato Grosso. Nessa agenda, participou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Mato Grosso ocupa 4º lugar na promoção da educação étnico-racial nas escolas, segundo MEC

Publicado

em

Por

Mato Grosso é, mais uma vez, destaque nacional na educação pública. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking de Promoção da Equidade Racial na Educação com uma média de 65,9 pontos, muito acima da média brasileira de 48 pontos. Os dados foram divulgados no início desta semana, pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Na frente de Mato Grosso, aparecem os Estados de Rondônia (66.5 pontos), Distrito Federal (66,9) e Ceará (66,1).

Para a elaboração do ranking, o MEC formulou o índice Erer (Educação para as relações étnico-raciais), que avalia ações implementadas para a formação de professores, gestão escolar, material didático e financiamento para a educação étnico-racial das escolas das redes estaduais e municipais de ensino do país.

É a primeira vez em que um instrumento de análise dessas políticas educacionais é elaborado desde a criação da Lei nº 10.639/2003 (mais tarde alterada pela Lei nº 11.645/2008), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.¿

Segundo o diagnóstico, 16 das 27 redes estaduais de ensino (59,3%) disseram levar em consideração o efeito do racismo no desempenho dos alunos ou formular políticas para combater as desigualdades na aprendizagem. Já entre os municípios, 58,6% disseram levar isso em conta.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado reflete as ações que valorizam a diversidade e combatem a discriminação como parte do Programa EducAção 10 Anos e da Política Antirracista desenvolvida em todas as 648 escolas da Rede Estadual, que incluem 05 unidades quilombolas e 70 indígenas.

“Fazemos uma abordagem da temática étnico-racial de forma transversal e contínua no currículo escolar ao longo de todo o ano letivo nas unidades escolares do estado”, disse.

Ações da Seduc

Em Mato Grosso, as ações de educação étnico-racial estão alinhadas à Política Antirracista e foram incorporadas aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas. Como apoio pedagógico, estão disponíveis em formato online o Caderno Pedagógico, as eletivas Ciências e Saberes Quilombolas Educação Escolar Quilombola e o Caderno Pedagógico: Educação Escolar Quilombola para os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

Em 2024, a Seduc ofertou 340 horas em 15 cursos de formação a profissionais atuantes em todas as funções, sendo 03 deles em que a temática central foi equidade. Nos demais, o tema foi trabalhado de maneira indireta com focos similares ou complementares, atendendo mais de 25 mil servidores, o que representa 70% da rede.

Alan Porto destacou também que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai lançar, na primeira semana de dezembro, a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”. O material será disponibilizado em formato online e marcará um momento estratégico para desassociar o tratamento dessa temática exclusivamente ao mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Outra ação nesse sentido, que está em andamento, é o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e o MEC. Serão ofertadas 3.750 vagas gratuitas. As inscrições encerram-se no dia 15 de dezembro de 2024, e a aula inaugural será realizada no dia 05 de dezembro, com transmissão pelo YouTube.

Para o ano de 2025, a Seduc também planejou um cronograma de ações com encontros presenciais e virtuais para reforçar a importância de integrar essas temáticas às práticas pedagógicas de maneira contínua e efetiva.

“Com isso, a rede estadual de ensino reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e consciente, promovendo o letramento racial e valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas, conforme determina a legislação vigente. Uma realidade que começa na matrícula com a declaração de raça dos estudantes, garantindo informações completas e atualizadas”, conclui Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora