Connect with us

MATO GROSSO

Parceria entre MPMT e PJC deve fortalecer Observatório Caliandra

Publicado

em

Um termo de cooperação entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e a Polícia Judiciária Civil deve assegurar o compartilhamento de informações para atualização do Observatório Caliandra, que traz dados sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. O assunto foi discutido nesta segunda-feira (15), durante reunião realizada entre a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do MPMT, Claire Vogel Dutra, e a delegada-geral da PJC, Daniela Silveira Maidel. 

“A Polícia Civil será importante parceira do Ministério Público para divulgação dos dados da violência doméstica e familiar contra a mulher. Vamos elaborar uma proposta de termo de cooperação que será submetida à análise da PJC. Acredito que, com a união de esforços, conseguiremos trazer um diagnóstico fidedigno e transparente para sensibilização e prevenção à violência contra a mulher”, ressaltou a representante do MPMT.

A diretora-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Silveira Maidel, disse que a instituição está à disposição para somar forças no combate à violência contra a mulher. “Faremos tudo o que for possível para que as futuras gerações possam colher a diminuição desses números”, afirmou.

O Observatório Caliandra é um canal virtual, disponível no site do MPMT, utilizado para prevenção, orientação e sensibilização da população sobre a violência contra as mulheres. Lançado no dia 08 de março deste ano, a ferramenta tem um olhar voltado aos feminicídios e aos órfãos e familiares dessas vítimas. 

Nesta primeira etapa, o Observatório Caliandra traz indicadores atualizados dos feminicídios ocorridos em Mato Grosso, informações estatísticas, dados de andamentos processuais, materiais orientativos e ainda um memorial acerca da história das mulheres vítimas de feminicídio. O portal também tem a finalidade de facilitar o acesso aos canais de proteção.

Nas próximas fases do projeto, no entanto, serão incluídas informações referentes a outros crimes cometidos no âmbito da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

“Mato Grosso realiza trabalho modelo de internacionalização na China”, afirma cônsul-geral adjunto do Itamaraty no país

Publicado

em

Por

“Mato Grosso faz um trabalho que é um modelo quando se trata de promoção e internacionalização na China. O Estado está há vários anos com consistência expandido a rede de contatos, trazendo missões, e agora, participando da CIEE (China Internacional Import Expo)”, afirmou o cônsul-geral adjunto do Brasil no país e Chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação em sua visita ao estande do Governo de Mato Grosso, no evento, que é realizado em Xangai.

José Roberto ainda ressaltou a estratégia de exposição dos produtos mato-grossenses no pavilhão e da apresentação da agência de fomento Investe MT.

“Esse pavilhão está fantástico com essa amostragem de produtos feita pela equipe do Governo e da agência de investimento que, inclusive, vai chamar atenção por aqui .É um prazer que possamos trabalhar juntos”, contou.

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento de Mato Grosso (Sedec), promove suas potencialidades na 7ª edição da China International Import Expo (CIIE). Com início no dia 05 de novembro, a participação da comitiva mato-grossense tem sido marcada por estreitamento de laços internacionais.

Durante a inauguração do estande do Governo, foi assinado um Memorando de Intenção (MOU) com os chineses. Em outra ação, a empresa chinesa Sinomach, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o presidente da Cooperativa dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Cooprosoja), Fernando Cadore, e o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Beber, assinaram um acordo para operações de máquinas agrícolas da gigante asiática em Mato Grosso.

Além disso, representantes da associação de empresários de Angola estiveram reunidos com o secretário de Estado, em uma troca de experiências e prospecção de negócios. Ficou acordado que uma comitiva de Mato Grosso deve ir ao país em 2025, bem como, uma comitiva angolana virá ao Estado no mesmo ano.

“Este é um momento ímpar para Mato Grosso, em que conseguimos mostrar ao mundo o potencial do nosso Estado e estreitar relações com países que têm muito a oferecer para nosso desenvolvimento. O diálogo com representantes da China e de Angola é uma oportunidade única para ampliar nossos horizontes comerciais e atrair novos investimentos que gerarão mais empregos e renda para a população”, disse o secretário César Miranda.

A participação na CIIE é um reflexo do compromisso do Governo de Mato Grosso em impulsionar a inovação, a ciência e a tecnologia, promovendo um ambiente favorável à criação de novos negócios e à atração de investidores internacionais. A feira vai até o dia 8 de novembro.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora