Um termo de cooperação entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e a Polícia Judiciária Civil deve assegurar o compartilhamento de informações para atualização do Observatório Caliandra, que traz dados sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. O assunto foi discutido nesta segunda-feira (15), durante reunião realizada entre a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do MPMT, Claire Vogel Dutra, e a delegada-geral da PJC, Daniela Silveira Maidel.
“A Polícia Civil será importante parceira do Ministério Público para divulgação dos dados da violência doméstica e familiar contra a mulher. Vamos elaborar uma proposta de termo de cooperação que será submetida à análise da PJC. Acredito que, com a união de esforços, conseguiremos trazer um diagnóstico fidedigno e transparente para sensibilização e prevenção à violência contra a mulher”, ressaltou a representante do MPMT.
A diretora-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Silveira Maidel, disse que a instituição está à disposição para somar forças no combate à violência contra a mulher. “Faremos tudo o que for possível para que as futuras gerações possam colher a diminuição desses números”, afirmou.
O Observatório Caliandra é um canal virtual, disponível no site do MPMT, utilizado para prevenção, orientação e sensibilização da população sobre a violência contra as mulheres. Lançado no dia 08 de março deste ano, a ferramenta tem um olhar voltado aos feminicídios e aos órfãos e familiares dessas vítimas.
Nesta primeira etapa, o Observatório Caliandra traz indicadores atualizados dos feminicídios ocorridos em Mato Grosso, informações estatísticas, dados de andamentos processuais, materiais orientativos e ainda um memorial acerca da história das mulheres vítimas de feminicídio. O portal também tem a finalidade de facilitar o acesso aos canais de proteção.
Nas próximas fases do projeto, no entanto, serão incluídas informações referentes a outros crimes cometidos no âmbito da violência doméstica e familiar contra a mulher.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.
No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.
No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.
Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.
Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.
Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.
Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.