Connect with us

Cuiabá

Parceria entre gestão Emanuel Pinheiro e MP transforma bolsão de lixo no CPA III e nova praça pública

Publicado

em

A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro entregou, na noite de quinta-feira (26), mais uma praça à população, desta vez no bairro CPA III. O novo espaço de lazer está localizado entre as ruas 43 e 39, e conta com academia ao ar livre, playground, pista de caminhada, local para descanso, paisagismo, quadra poliesportiva e iluminação LED. Conforme o prefeito da Capital, esta obra faz parte de uma parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT).

O vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa, foi quem representou Emanuel Pinheiro durante a inauguração. Estiveram presentes no ato, as promotoras de Justiça do MP, Maria Fernanda Corrêa da Costa e Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza. “Aqui tínhamos uma área que ninguém conseguia andar porque era só esgoto e nós tivemos que trabalhar tudo, fazendo canalização por baixo porque despejava-se esgoto neste espaço. E para que pudéssemos entregar algo de qualidade como sempre foi feito na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, fizemos todo o trabalho de drenagem. E com mais essa parceria com o MP permitiu que a gente pudesse entregar esta grande praça feira com muita qualidade pela gestão com a ajuda destas duas doutoras que nos concederam esse recurso para que a gente pudesse trabalhar nessa praça, e acabar com o lixo que estava acumulado aqui e esse mar de lama que virou uma linda quadra para as crianças”, comentou o vice-prefeito.

A promotora Ana Luiza elogiou a agilidade dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Cuiabá. “Somos representantes do Ministério Público e com muita alegria estamos aqui hoje para participar da inauguração desse espaço tão aguardado, tão esperado e tão desejado pela comunidade aqui do CPA III. O Ministério Público teve uma parcela de participação disponibilizando recursos de acordos que são feitos na esfera das promotorias, de acordos com pessoas que causam infrações ao meio ambiente. Então, esses recursos são destinados a reparar danos ambientais. E isso daqui é uma grande destinação que o Ministério Público tem feito e a gente fica muito feliz de saber que nós estamos contribuindo com a construção e a reforma de um espaço de lazer, de confraternização, que é um espaço de encontro. E hoje é um dia realmente que me traz muita felicidade de ver tanta gente aqui na praça. Isso que a gente quer. O Ministério Público quer que os recursos que são destinados à recuperação, que a Prefeitura possa trazer esses espaços e entregar para população. A praça foi executada pela Prefeitura, com recursos do Ministério Público, mas a praça é de vocês. E que a gente possa voltar daqui um ano e que tudo esteja sendo cuidado pelos moradores. Eu vim aqui a cerca de um mês e meio atrás e não tinha nada disso. Eu parabenizo a Prefeitura porque não imaginava que nesse curto espaço de tempo pudesse realmente concluir a reforma dessa praça. E o MP estará sempre em parceria com a Prefeitura de Cuiabá para construir e revitalizar outros espaços como esse e que possam ser finalmente colocados à disposição da população”, comentou.

Presidente do bairro CPA III – setor 3, Lucas Mota, cita a importância da inauguração da praça e a gratidão da comunidade por essa conquista. Ele lembra que há quase quatro décadas a comunidade espera por este espaço e agradece a gestão atual pelo feito. “Aqui era uma área usada como lixão, local de depósito de resíduos, e onde a segurança e as condições eram precárias. Fizemos uma coleta de assinaturas e buscamos apoio da Prefeitura de Cuiabá. Quero agradecer ao prefeito Emanuel por sua escolha acertada do vice-prefeito Stopa e reconhecer sua palavra e comprometimento em cumprir o que foi acordado são gestos de apreço e reconhecimento pelas pessoas que desempenharam papéis importantes na concretização desse projeto. A inauguração da praça é, sem dúvida, uma vitória para a comunidade”, concluiu.

A edificação do espaço faz parte do plano de trabalho criado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que tem resultado na revitalização e construção de novas praças públicas. Esse projeto é desenvolvido desde o ano de 2017 e já resultou em cerca de 200 praças entregues em bairros de todas as regiões da cidade, além de dois parques públicos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora