Connect with us

BRASIL

Paraná Pesquisas aponta empate técnico entre Boulos e Nunes em SP

Publicado

em

Boulos, pré-candidato à prefeitura de São Paulo em 2024, criticou o atual líder do Executivo municipal, Ricardo Nunes (MDB)
Reprodução/Roda Viva/TV Cultura e Fernando Frazão/Agência Brasil – 17/03/2023

Boulos, pré-candidato à prefeitura de São Paulo em 2024, criticou o atual líder do Executivo municipal, Ricardo Nunes (MDB)

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta terça-feira (20) o levantamento de intenção de votos para a prefeitura de São Paulo. Segundo o instituto, a disputa está tecnicamente empatada entre o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), e o deputado Guilherme Boulos (PSOL). Enquanto o mdbista aparece com 32% das intenções de voto, o psolista surge com uma pequena vantagem, com 33%. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais.

Na pesquisa, o deputado Kim Kataguiri (União-SP) é colocado como uma das opções de voto. Ele aparece em quarto lugar, com 5,2%. Em terceiro está Tabata Amaral (PSB), com 9,7%.

Primeiro turno com Kim Kataguiri

Primeiro turno sem Kim Kataguiri

A pesquisa ainda pressupõe um cenário sem a presença do deputado do União Brasil na disputa. Neste caso, Nunes aparece com maior vantagem.

Pesquisa espontânea

Quando os entrevistados passavam pela pesquisa espontânea — quando não é dado opções de candidatos e a pessoa fala nomes que gostariam que assumisse o cargo —, alguns nomes cotados para uma possível campanha surgem, como o do deputado Ricardo Salles (PL) .

Segundo turno

A pesquisa também questionou os candidatos quanto a possíveis cenários de um eventual segundo turno. Em todos os cenários, Tabata Amaral aparece perdendo. Em contrapartida, Nunes aparece com uma pequena vantagem no segundo turno, mas ficando empatado tecnicamente contra Boulos, segundo a margem de erro.

Avaliação do governo

O instituto perguntou aos entrevistados sobre as avaliações do atual governo municipal, estadual e federal. Nunes aparece com um percentual mais positivo do que a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nunes aparece com 58,3% de aprovação e 38% de desaprovação. Já Tarcísio está com 55,3% de aprovação e 40,6% de desaprovação. Com a menor nota entre os três, aparece Lula com 54,9% de aprovação e 41,9% de desaprovação.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº SP-01843/2024. Ao todo, 1.502 eleitores foram entrevistadas entre os dias 14 e 19 de fevereiro. Segundo o instituto, a pesquisa possui 95% de confiança, com uma margem de erro de 2,6 pontos percentuais nos resultados gerais.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora