Connect with us

BRASIL

Parada do Orgulho de Brasília reúne milhares de pessoas para celebrar a diversidade

Publicado

em

Parada do Orgulho de Brasília reúne milhares de pessoas para celebrar a diversidade
Caio Barbieri

Parada do Orgulho de Brasília reúne milhares de pessoas para celebrar a diversidade

Milhares de pessoas se reuniram na Esplanada dos Ministérios, neste domingo (28), para a celebração a Parada do Orgulho de Brasília, em um desfile colorido e cheio de energia. O evento, que começou às 14h com o início do trajeto dos trios elétricos, destacou-se pela presença de artistas renomados e pela abordagem de temas sociais relevantes, como a terceira idade da população LGBTQIAPN+.

Responsável pela organização do evento, a Associação Brasília Orgulho celebrou um marco significativo ao trazer duas grandes estrelas do cenário nacional: Lia Clark e Pepita. Pela primeira vez, as duas artistas se apresentaram na parada brasiliense, contribuindo para reverberar as pautas reivindicadas pelo movimento. Pepita subiu ao palco às 17h30 no Trio do Distrito Drag, enquanto Lia Clark fez sua performance às 19h no segundo trio, junto com o drag Pikineia e o coletivo Brasília Orgulho.

“Colocando nossas cores e nossos beijos na Esplanada dos Ministérios pra dizer que temos orgulho e pros armários não voltaremos”, registrou o deputado distrital Fábio Felix (PSol) , o único parlamentar assumidamente gay da Câmara Legislativa (CLDF) e o mais votado nas últimas eleições.

A marcha também contou com a presença de DJs como Mike, Naomi Leakes, Ella e Nicolas Magalhães, além das performances de Day Mahara, Larissa West, Pérola Negra e Gabrielly Ganash. No trio elétrico dos Jovens Unidos por Direitos Iguais e Humanos (Judihbr), DJs como Mutti, Hudson Vidal e Victor Kened, além da drag Veronica Strass, mantiveram o clima festivo e engajado.

O evento deste ano trouxe uma nova e importante temática: “60+ Orgulho. Terceira idade LGBT: visibilidade, inclusão e políticas públicas”. Um dos organizadores, o ativista Igor Albuquerque reforçou a importância de abordar a vida dos idosos dentro da comunidade.

“É a primeira vez que uma parada do orgulho no Brasil aborda esse tema. Se existe um nicho mais invisibilizado dentro da sigla, são os 60+, os idosos. Esses são os que lutaram para que estivéssemos aqui hoje”, afirmou.

Igor levantou questões sobre o envelhecimento da população LGBTQIAPN+ e os desafios enfrentados pela comunidade, como a falta de suporte familiar e as condições restritas dos asilos.

Veja a multidão em Brasília:

The post Parada do Orgulho de Brasília reúne milhares de pessoas para celebrar a diversidade first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora