Com atrações mundialmente famosas, Orlando , na Flórida, é o destino número um de visitantes de todas as idades, já que é onde ficam localizados o parque temático Magic Kingdom, parte do Walt Disney World Resort, o Universal Studios e o SeaWorld. Mas a cidade e seus arredores oferecem uma variedade de lugares escondidos que também valem a pena a visita, especialmente para fazer um roteiro diferente durante a viagem.
Leu Gardens
Situado em uma propriedade de 50 hectares no Lago Rowena, é um dos mais conhecidos jardins botânicos da América do Norte. É um lugar tranquilo e de beleza natural, ideal para relaxar em meio à agitação da cidade. Um local imperdível entre os quase 30 jardins é o Mary Jane’s Rose Garden, que conta com mais de 215 variedades de rosas e possivelmente é o maior jardim formal de rosas da Flórida.
Audubon Center for Birds of Prey
Dedicado à reabilitação e preservação de aves de rapina. Localizado em Maitland, no vilarejo de Eatonville, fica a cerca de 16 quilômetros de Orlando, com fácil acesso de carro. Os visitantes podem aprender sobre os animais, vê-los de perto e conhecer as iniciativas para protegê-los.
Hannibal Square Heritage Center
Ideal para os entusiastas da cultura e arte, ele fica em Winter Park, a cerca de 32 quilômetros do centro de Orlando. O espaço comunitário celebra a história e a diversidade cultural da comunidade afro-americana em Orlando por meio de exposições, eventos e programas educacionais.
Milk District e North Mills Avenue
O primeiro é bairro emergente cheio de charme e personalidade em que os visitantes encontraram uma mistura eclética de lojas vintage, restaurantes e bares com uma atmosfera vibrante e acolhedora. Mas se estiver procurando o bairro mais colorido da cidade, com muita arte de rua e culinária asiática, o North Mills Avenue é uma opção imperdível.
John F. Kennedy Space Center (KSC)
Localizado a cerca de 80 quilômetros de Orlando, na Ilha Merritt, perto da costa leste da Flórida, o espaço tem sido o principal centro de lançamento do programa espacial norte-americano desde 1968. Nele os visitantes podem aprender sobre a história da NASA, ver foguetes espaciais históricos e experimentar simuladores de lançamento.
Gatorland
Conhecida como ‘capital mundial dos jacarés, além dos crocodilos, é possível ver gatos selvagens, tartarugas, pássaros tropicais em um aviário a céu aberto e uma grande variedade de cobras. As atrações incluem ainda um zoológico, shows de animais e, para os aventureiros, uma tirolesa sobre os jacarés.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.