Connect with us

MUNDO

Papa deve enviar cardeal Zuppi à Rússia para conciliar fim da guerra

Publicado

em

Cardeal Matteo Zuppi e Papa Francisco
EFE/EPA/GIORGIO BENVENUTI

Cardeal Matteo Zuppi e Papa Francisco

O papa Francisco deve enviar à Rússia o cardeal Matteo Zuppi, de 67 anos, na tentativa de negociar os possíveis fins para a Guerra da Ucrânia, que perdura há mais de um ano. A viagem está agendada para esta quarta-feira (28) e Zuppi deve ficar dois dias na capital russa, Moscou.

Em comunicado divulgado hoje (27), o Vaticano informou que “o principal objetivo da iniciativa é estimular gestos de humanidade que ajudem a promover uma solução para a trágica situação atual e encontrar os meios para alcançar uma paz justa”. Sem detalhes da agenda do cardeal, sabe-se que o representante italiano do papa deve encontrar Vladimir Putin, sendo, assim, um dos primeiros estrangeiros a se reunir com o presidente desde que o motim de mercenários do Grupo Wagner, liderados por Ievguêni Prigojin, ameaçou o governo russo nessa sexta (23).


No início deste mês, Matteo Zuppi esteve em Kiev para se encontrar com Volodimir Zelensky e outras autoridades religiosas. O cardeal italiano disse que as viagens aos países em guerra fazem parte de “um padrão para a resolução do conflito”. Em maio, Zelensky se encontrou com o papa Francisco e o presenteou com um colete à prova de balas, usado anteriormente por um soldado e pintado com a imagem de Nossa Senhora.

Na semana passada, o pontífice argentino discutiu o conflito com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), depois de uma cirurgia na região abdominal. O Vaticano espera que o mandatário brasileiro, devido ao canal de diálogo aberto com Putin – principalmente por encabeçar o mesmo bloco econômico, os Brics –, possa contribuir nas negociações para o fim do conflito. Segundo Lula, Celso Amorim, assessor especial do presidente, e o papa concordaram que é preciso vários atores envolvidos no diálogo sobre a paz para chegar a um acordo entre Rússia e Ucrânia.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora