O time Sub-20 do Verdão derrotou o Oeste-SP por 4 a 1, nesta quarta-feira (10), na Arena Barueri, pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os gols das Crias da Academia foram marcados por Thalys, Estêvão, Gabriel Vareta e Luighi.
Com o resultado, o Palmeiras garantiu a primeira colocação do grupo 24. Na segunda fase da Copinha, o time alviverde terá pela frente o Oeste, no sábado (13), com horário ainda não determinado pela FPF.
Até o momento, o Verdão tem três vitórias pela competição, com 15 gols marcados e um sofrido – este é o maior número de bolas na rede do Palmeiras em uma primeira fase do certame. O artilheiro da equipe é Estêvão, com quatro tentos. Agora, o clube palestrino tem 18 triunfos consecutivos pela Copinha, ampliando o recorde de triunfos em sequência no torneio.
O Palmeiras pode se tornar o primeiro time a conquistar a Copinha três vezes seguidas. Em 2022, o Palestra foi campeão ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque. No ano passado, as Crias da Academia faturaram a taça ao baterem o América-MG por 2 a 1 na decisão, no Canindé.
Na primeira finalização, Ian recebeu na entrada da área e arrematou à direita do gol. Em arremate de longe, Kauan Santos soltou uma bomba e carimbou o travessão. Aos 11 minutos, Edney recebeu pela direita e fez cruzamento rasteiro preciso para Thalys, que apenas completou para a rede e abriu o placar. Em seguida, Kauan Santos cruzou pela direita e encontrou Léo na pequena área, mas o goleiro impediu o tento do volante. Aos 22, o Oeste empatou com Rhaisson.
Com menos de um minuto do segundo tempo, Estêvão fez grande jogada e foi derrubado dentro da área. Na cobrança do pênalti, o camisa 10 mandou no ângulo esquerdo e recolocou o Palmeiras na frente. Logo em seguida, os refletores se apagaram com a chuva, e o jogo foi paralizado.
No retorno, aos 14 minutos, Gabriel Vareta fez o levantamento para a área, a bola passou pelo goleiro e entrou. Aos 38, Riquelme lançou na área, Allan escorou e Luighi marcou o quarto do Verdão.
Palmeiras Sub-20: Aranha; Edney, Pedro Felipe, Talisca (Vitor Reis) e Arthur (Luighi); Léo, Ian (Gabriel Vareta) e Kauan Santos (Allan); Estêvão (Vitor André), Thalys (Erick Belé) e Riquelme Fillipi. Técnico: Lucas Andrade.
Nesta quarta-feira, o Botafogo enfrentou o Atlético-MG em Belo Horizonte e saiu com um empate sem gols, em um jogo marcado por domínio carioca e resistência mineira. Com o resultado, o Botafogo chegou a 69 pontos, mas viu o Palmeiras se aproximar na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. O Atlético-MG, por sua vez, foi a 42 pontos e caiu para a 11ª posição na tabela.
Desde o início da partida, o Botafogo mostrou superioridade. Aos dez minutos, Almada arriscou um chute de fora da área, obrigando o goleiro Everson a fazer uma defesa difícil, mandando a bola para escanteio. O domínio do Glorioso continuou, mas a forte marcação do Atlético-MG dificultava a criação de chances claras de gol.
A situação do time mineiro se complicou ainda mais aos 40 minutos, quando o lateral esquerdo Rubens foi expulso após receber dois cartões amarelos em um curto intervalo de tempo. Com um jogador a mais, o Botafogo intensificou a pressão, mas não conseguiu balançar as redes. Nos acréscimos do primeiro tempo, Vitinho teve uma boa oportunidade ao cabecear um cruzamento, mas a bola passou por cima do travessão.
No segundo tempo, o Botafogo manteve a pressão em busca do gol. Aos 16 minutos, Vitinho novamente apareceu bem, cabeceando para uma boa defesa de Everson. Marlon Freitas também tentou de cabeça, mas o goleiro mineiro estava atento. Jeffinho quase marcou em um chute que passou perto do gol, mas a bola não entrou.
O Atlético-MG, mesmo com um jogador a menos, conseguiu chegar ao ataque aos 28 minutos, mas a defesa do Botafogo impediu a finalização. Nos minutos finais, os cariocas continuaram buscando o gol da vitória. Bastos teve uma chance em um cruzamento rasteiro, mas a bola foi pela linha de fundo. Já nos acréscimos, Alexander Barboza foi expulso, deixando o Botafogo também com dez jogadores em campo.
Apesar da pressão e das oportunidades criadas, o Botafogo não conseguiu superar a retranca do Atlético-MG, que soube se segurar e garantir o empate. Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Vitória no estádio Nilton Santos, enquanto o Atlético-MG viaja para enfrentar o São Paulo no Morumbi, ambos os jogos acontecendo no sábado.
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG) Data: 20/11/2024 Horário: 21h30 Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP) Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Daniel Paulo ZIolli (SP) Cartões amarelos: Deyverson, Matheus Mendes, Zaracho, Igor Rabello e Lyanco (Atlético-MG) Cartões vermelhos: Rubens (Atlético-MG); Alexander Barboza (Botafogo)
ATLÉTICO: Everson; Renzo Saravia, Bruno Fuchs e Lyanco; Mariano, Otávio (Bernard), Fausto Vera, Zaracho (Paulo Vitor) e Rubens; Deyverson (Hulk) e Paulinho (Igor Rabello). Técnico: Gabriel Milito
BOTAFOGO: John, Vitinho (Jeffinho), Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas, Eduardo (Junior Santos) e Thiago Almada; Luiz Henrique (Matheus Martins) e Tiquinho Soares (Igor Jesus). Técnico: Artur Jorge