ESPORTE

Palmeiras aplica goleada no Goiás e assume vice-liderança do Brasileirão

Publicado

em

Fora de casa, o Palmeiras venceu de goleada a equipe do Goiás, na noite deste domingo (07.05), no Estádio Hailé Pinheiro (Goiânia-GO): aplicou 5 a 0 nesta quarta rodada do Campeonato Brasileiro 2023, com gols de Artur, aos 10, e Sidmar, contra, nos acréscimos do primeiro tempo. Depois, Raphael Veiga, aos 32, Endrick, aos 38, e Dudu, aos 45 do segundo tempo, completaram o placar final.

Os 5 a 0 desta noite fazem do time de Abel Ferreira, até aqui, o que aplicou o placar mais elástico da atual edição do torneio. Antes, no máximo, haviam vencido por 3 a 0, o Fluminense, sobre o América, o Flamengo, sobre o Coritiba (ambos pela primeira rodada); o São Paulo sobre o América, e o Fortaleza sobre o Coritiba (estes pela segunda rodada); e o Cruzeiro, que também fez 3 a 0 em cima do Red Bull Bragantino, pela terceira rodada.

Já a equipe que até aqui havia registrado mais gols pró em uma partida (mesmo não sendo a maior goleada, devido a diferença de gols), foi o Fortaleza, que venceu do Fluminense por 4 a 2 na terceira rodada.

Portanto, o Verdão, além da maior goleada, tornou-se ainda o time que mais pontuou em um mesmo jogo nessa edição do Nacional. Além disso, em todas as partidas desse Brasileirão 2023, de todos os times, o jogo desta noite só não teve mais gols em um mesmo duelo do que o empate 3 a 3 entre Grêmio e Red Bull Bragantino, por esta quarta rodada, além do já citado triunfo do Fortaleza por 4 a 2, diante do Fluminense, pela terceira jornada.

Com esta vitória, o Verdão agora foi a 10 pontos na tabela e salta da terceira para a segunda posição no certame, atrás do líder Botafogo, com 12 (único participante com 100% de aproveitamento até aqui).

Ainda em decorrência de mais este resultado positivo, o Palmeiras reforçou seus ótimos números como visitante nos últimos tempos. Isso porque, nas suas 49 partidas mais recentes, são agora 25 vitórias, 18 empates e seis derrotas. Portanto, o Verdão, assíduo frequentador do G4 (completou exatas 300 rodadas na sua partida mais recente – hoje, 301), pode chegar ao jogo de número 50 com um índice de 6% de derrotas.

E não é de hoje que o Palmeiras vem se destacando em índices históricos de invencibilidade. Na campanha do título de 2022, por exemplo, o atual campeão do Brasil registrou um recorde: tornou-se o time que menos derrotas sofreu na era dos pontos corridos (três), a terceira maior série invicta da era dos pontos corridos (22 jogos) e a terceira maior sequência na liderança em toda a história (29 rodadas).

Naquele período, aliás, o Verdão bateu o recorde geral de invencibilidade como visitante na era dos pontos corridos (20 jogos) e o recorde de invencibilidade como visitante em uma mesma edição em toda a história da competição (18 jogos em 2022).

Além disso, ainda naquela campanha vitoriosa de 2022, o time obteve o melhor ataque e a melhor defesa (66 gols marcados e 27 sofridos) e um aproveitamento de 71% (quarto melhor dos pontos corridos).

Ou seja: quando a equipe de Abel Ferreira parece já ter atingido o ápice dos bons retrospectos numéricos, equiparando e superando recordes históricos nos mais de 100 anos do Verdão, passa a repetir o e até superar o próprio sucesso; temporada após temporada.

Prova disso é que, em decorrencia do resultado deste duelo contra o Goiás, o Palmeiras defendeu e ainda melhorou a estatística de ser a equipe com o terceiro menor percentual de derrotas da história do clube comparando com os anos anteriores, desde 1915, quando jogou pela primeira vez (fundado em 1914). São, atualmente, apenas 7,7% de resultados negativos em 2023 (dois em 26 jogos), atrás apenas de 1972 (6,17%) e 1930 (5,26%), e um percentual de 68,00% de vitórias (17 triunfos em 25 jogos), melhor desempenho desde 1944, com 71,42%.

Outra estatística que chama a atenção no que diz respeito ao histórico recente de jogos do clube com poucas derrotas é que, em seus últimos 105 jogos, independentemente do adversário ou do campeonato, o Palmeiras somente perdeu nove duelos! Neste interim, somou 69 vitórias e 27 empates (foram apenas três derrotas nas 40 partidas mais recentes: Internacional-RS, na última rodada do Brasileiro 2022, com o título já garantido; Água Santa, no jogo de ida da final do Paulista 2023; e Bolívar-BOL, pela Libertadores 2023).

O indigesto visitante Alviverde volta a campo na quarta-feira (10), às 21h30, contra o Grêmio, mas desta vez volta a jogar em casa, após uma maratona de três partidas fora de seus domínios (uma pela Libertadores, uma pela Copa do Brasil e, agora, outra pelo Nacional).

Fonte: Esportes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2022 Oeste News