Connect with us

BRASIL

Palestrante do Butão abre o 1º Congresso da Felicidade de Brasília, no dia 13 de agosto

Publicado

em

Palestrante do Butão abre o 1º Congresso da Felicidade de Brasília, no dia 13 de agosto
Rafael Badra

Palestrante do Butão abre o 1º Congresso da Felicidade de Brasília, no dia 13 de agosto

Em menos de um mês, o público da capital federal do Brasil poderá examinar os pilares científicos de um dos sentimentos mais almejados pela humanidade: a felicidade. Em 13 de agosto, o 1º Congresso da Felicidade de Brasília chega ao Museu Nacional da República para um dia inteiro de programação variada, com palestras de especialistas renomados, exposição de arte, vila gastronômica e atrações musicais. Destaque para o educador e premiado ex-ministro Thakur S. Powdyel, conhecido globalmente por introduzir o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) no sistema educacional do Butão. Neste ano, o foco da primeira edição do congresso será a ciência da felicidade.

O evento foi idealizado pela professora doutora Cosete Ramos , pioneira, presidente da Aliança das Mulheres que Amam Brasília ( AMABRASÍLIA ) e do Movimento Brasília Capital da Felicidade. “ Este fantástico congresso é o primeiro passo no sentido de realizar o novo sonho da sociedade civil do Distrito Federal. Estamos oferecendo para a população que ama Brasília e que sonha em transformá-la na Capital da Felicidade ”.

Cosete Ramos (presidente da AMABRASÍLIA e idealizadora do Congresso da Felicidade de Brasília) e Jorge Luiz (presidente do IPCB – Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro) – Crédito: Fernanda Coutinho

A realização é do IPCB, Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro, com apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal. “ O Congresso se apresenta como um convite para desbravar as diversas facetas que compõem a felicidade, saúde, alegria e bem-estar ”, explica o administrador do IPCB, Jorge Luiz Silva . “ É uma oportunidade para examinar a felicidade e o bem-estar por meio de diferentes abordagens, que ampliam horizontes e oferecem ferramentas práticas para uma vida mais plena e feliz ”.

A programação completa do 1º Congresso da Felicidade de Brasília será divulgada em breve pelo Instagram do evento, @congressodafelicidade . A entrada é franca, mediante inscrição pelo site ( https://felicidade.inscrever.me/home ). O evento está sujeito à lotação, portanto, é recomendado chegar cedo.

Felicidade Interna Bruta

Conhecido como a “ Jóia dos Himalaias “, o país de origem do palestrante internacional do Congresso, o Butão, é inspiração global com a implementação do conceito de Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), criado nos anos 1970 pelo rei Jigme Singya Wangchuck e implementado em 2008. O índice considera o progresso da nação baseado não apenas no crescimento econômico, mas também na conservação do meio ambiente, preservação da cultura e promoção da boa governança.

Dessa forma, o FIB harmoniza esses pilares no desenvolvimento, e atentando para nove domínios essenciais para a felicidade e bem-estar dos cidadãos, que incluem: bem-estar psicológico, padrão de vida, saúde, educação, uso do tempo, diversidade cultural e resiliência, governança, vitalidade comunitária e equilíbrio ecológico. Esses domínios são medidos por meio de 33 índices e sub-índices, fornecendo uma visão detalhada do estado de bem-estar dos cidadãos.

O professor e ex-ministro Thakur S. Powdyel desempenhou um papel crucial na concretização da iniciativa. Em 2009, introduziu no sistema educacional butanês a estratégia Educating for Gross National Happiness, que busca aprimorar a educação dos alunos para além do intelecto, abrangendo também os elementos natural, social, cultural, intelectual, acadêmico, estético, espiritual e moral. O educador também é autor de um livro sobre o assunto, publicado em 2020, intitulado Minha Escola Verde: Um Esboço.

Felicidade é um sentimento fundamental na vida de todos os seres humanos e, portanto, merece se tornar uma política pública, apoiada pelo Governo ”, comenta Cosete Ramos , idealizadora do evento. “ Esta é a primeira grande iniciativa para alavancar o sonho de Brasília Capital da Felicidade, inspirado pelo ideal que nos trouxe à Brasília, liderado pelo nosso amado Presidente Juscelino Kubitschek ”.

Serviço:
1º Congresso da Felicidade de Brasília
Local: Museu Nacional da República
Data: 13 de agosto (terça-feira), das 8h à 0h
*Entrada gratuita, mediante inscrição no site (felicidade.inscrever.me)*
Vagas limitadas

The post Palestrante do Butão abre o 1º Congresso da Felicidade de Brasília, no dia 13 de agosto first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora