“A proposta é apresentar as tendências tecnológicas paras os próximo 30 anos, num exercício de futurologia ao qual está inserido toda cadeia produtiva, passando pelo processo de produção de grãos e de carne animal”, explica o engenheiro agrônomo e palestrante escolhido para abordar o tema, Bruno Maia.
Ao analisar o crescimento do Município, em torno de 20% ao ano, o especialista cita a influência das commodities agrícolas para a economia local, por outro lado, ele reforça a necessidade de fomentar a agricultura familiar.
“Grande parte do alimento que chega à nossa mesa, como rúcula, alface, couve, tomate, mamão, entre outros, vem da pequena propriedade rural. E é em virtude desta importância que precisamos investir na profissionalização do setor a fim de garantir uma maior lucratividade”, complementa.
Programas municipais
Para incentivar o aumento da produção da agricultura familiar em Sorriso, a Semasa mantém os programas municipais de incentivo a fruticultura (Frutifica) e de produção de hortaliças (Horta Viva).
Juntos, esses dois programas atendem mais de 70 pequenas propriedades rurais. Entre os serviços ofertados estão: distribuição de sementes, assistência técnica e o acesso a máquinas e implementos para preparo de solo, plantio, pulverização, aplicação de calcário e silagem para produção de ração animal, distribuição.
“Parte dessa produção é comercializada em supermercados e nas feiras livres do Município. O excedente é adquirido pela própria Prefeitura para manutenção do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Mesa Saudável. Juntos, esses dois programas injetam no setor algo em torno de R$ 2 milhões ao ano”, explica o gestor da pasta, Marlon Zanella.
Com relação a parte burocrática, a pasta também oferece suporte para emissão do Serviço de Inspeção Municipal, georreferenciamento para regularização fundiária, Cadastro Ambiental Rural (CAR), declaração para nota fiscal, Fundo de Aval para microcrédito produtivo e consultoria em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas (Sebrae).