MATO GROSSO

Palestra aborda papel dos profissionais da saúde no atendimento à vítima

Publicado

em

Como parte da mobilização do “Agosto Lilás”, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio das promotorias de Justiça que atuam no Núcleo da Violência Doméstica de Cuiabá, está realizando uma série de palestras sobre a temática em escolas, unidades de saúde, entre outros locais. Nesta quarta-feira (27), por exemplo, a promotora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela esteve no Hospital Amecor discutindo o assunto com profissionais que atuam na unidade.

Durante o bate-papo, a promotora de Justiça falou sobre o papel dos profissionais de saúde no atendimento à mulher vítima de violência doméstica. Destacou a importância da identificação dos sinais e sintomas desse tipo de violência, da orientação, do acolhimento humanizado e do registro da notificação. Ao todo, 65 profissionais participaram da discussão.

“Além do reconhecimento dos sinais, é extremamente importante que os profissionais informem a vítima sobre os seus direitos, ofereça apoio psicológico e também registrem e notifiquem os casos de violência para as autoridades competentes”, destacou.

A promotora de Justiça abordou ainda aspectos relacionados aos protocolos e fluxos de atendimento. Os participantes também foram esclarecidos sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, os principais sinais do agressor que comete abuso psicológico, o ciclo da violência e os impactos dela na saúde mental dos profissionais da área da saúde. 

A gerente de Recursos Humanos da Amecor, Gleiciane Moreira, destacou que a intenção da unidade hospitalar é ir além da disponibilização do acesso à informação. “Buscamos promover um ambiente onde todos se sintam apoiados e capacitados para agir em prol da conscientização e prevenção da violência doméstica. Acreditamos que, trabalhando juntos, podemos fazer a diferença e contribuir para um ambiente mais seguro e acolhedor para todos”, afirmou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News