Connect with us

BRASIL

Padilha confirma que Sabino será o novo ministro do Turismo

Publicado

em

Celso Sabino (União Brasil - PA), deputado Federal pelo Pará
MyKe Sena/Câmara dos Deputados – 27/06/2023

Celso Sabino (União Brasil – PA), deputado Federal pelo Pará

Nesta quinta-feira (6), Alexeandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, confirmou que o deputado federal Celso Sabino (União – PA) será o novo ministro do Turismo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele assume o cargo após pressão do União Brasil por outro representante da legenda depois que Daniela Carneiro deixou o partido. Com o nome de Sabino, a expectativa do Planalto é ampliar sua base de apoio no Congresso.

“O presidente Lula e eu nos reuniremos com o presidente e os líderes do União Brasil, em data a ser definida amanhã, para receber a indicação do deputado Celso Sabino, que vai liderar a pasta do Turismo, dando continuidade ao trabalho pela recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil”, escreveu Padilha em nota.

Como apurou o iG , deputados do União Brasil aguardavam com grande expectativa a saída da ministra Daniela Carneiro do cargo e a nomeação de Sabino. Daniela pediu para deixar o partido em abril, mas ainda aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para oficializar a ação.

O anúncio foi feito por Alexandre horas após o Palácio do Planalto confirmar a manutenção de Carneiro no cargo. Ela, inclusive, publicou uma foto ao lado do presidente Lula no seu perfil do Instagram.

“Sigo ao lado do presidente Lula trabalhando por um Brasil mais digno e justo para todos os brasileiros”, escreveu a ministra na legenda.


Histórico político de Sabino

Ex-tucano, evangélico e aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Sabino esteve ao lado de Jair Bolsonaro (PL) quando o ex-mandatário ainda liderava o Planalto.

Ele entrou para a vida política aos 44 anos, em 2011, quando foi eleito deputado estadual suplente em Belém pelo antigo PR. No ano seguinte, assumiu como secretário estadual na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).

Depois, em 2013, filiou-se ao PSDB e foi eleito deputado estadual. Um dos principais aliados de Aécio Neves (MG) na Câmara, em 2018 também foi eleito como deputado estadual. O paranaense foi o relator do pedido de expulsão do mineiro no ano seguinte.

Em 2020, Sabino publicou uma foto ao lado de Bolsonaro e, apesar de não deixar explícito o apoio ao ex-chefe do Executivo, afirmou ser “a favor do Brasil”. A atitude incomodou os tucanos e, em 2021, o deputado anunciou a desfiliação da legenda.

Depois, Sabino chegou a viajar com Bolsonaro e apoiá-lo em decisões durante a pandemia de Covid-19, como na indicação do ex-ministro Marcelo Queiroga à pasta da Saúde.

Além disso, o novo ministro já fez críticas a Lula no passado e chegou a insinuar que haveria uma estratégia do PT para que o mandatário, quando investigado pela Operação Lava Jato, conseguisse garantir foro privilegiado. A publicação, feita nas redes sociais, foi deletada em junho deste ano. Nela, Sabino se referia ao atual chefe do Executivo como “homem que poderia ser preso por crimes como lavagem de dinheiro”.

Em 2016, ele também condenou a indicação do petista para assumir a Casa Civil no governo da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Lula ganhou uma camisa do Remo de Celso Sabino, já cotado para assumir o Ministério do Turismo
Divulgação

Lula ganhou uma camisa do Remo de Celso Sabino, já cotado para assumir o Ministério do Turismo

Em junho deste ano, já em meio às especulações da troca no Turismo, Lula se reuniu com Sabino. Eles almoçaram após um evento para o lançamento das obras da COP 30 em Belém (PA).

Essa foi a primeira conversa entre eles desde a indicação do União Brasil para a pasta. Na ocasião, Sabino retribuiu o petista com uma camisa do Remo, time de Belém que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora