Para a oferta dos serviços, a equipe do CAPS contou com um apoio muito especial: dois ex-pacientes foram os responsáveis pela oficina de música. Além deles, alunos da área de saúde da Faculdade Fasipe, um massoterapeuta e uma professora de yoga deram aquela forcinha para a tarde de cuidados.
Para se ter noção da busca pelo CAPS somente no mês de agosto foram contabilizados 865 atendimentos; vale sempre lembrar que um paciente passa por vários tipos de atendimento, incluindo todos os profissionais que atuam na unidade.
E, ao contrário dos demais serviços voltados para a saúde mental, o CAPS atende por livre demanda. Isso é, qualquer pessoa que necessite de apoio pode e deve procurar o Centro e não há necessidade de encaminhamento do PSF para pedir ajuda. Basta comparecer à unidade com os documentos pessoais e o cartão SUS.
Por lá, os pacientes recebem atendimentos individuais e em grupos, tanto com os usuários quanto com seus familiares, por meio de oficinas terapêuticas; projetos de inclusão social; inserção em cursos para entrada no mercado de trabalho; eventos de promoção e educação em Saúde Mental.
A equipe do CAPS é multidisciplinar composta por médico, enfermeira, psicólogos, assistente social, pedagoga, artesã, técnicos de enfermagem, educador físico, motorista, merendeira e zeladora. O CAPS atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, na Rua Adolino Bedin, Jardim América.
Mais ações
Hoje à noite, 26de setembro, a partir das 19 horas o psicólogo do CAPS estará no CRAS São Domingos para falar sobre saúde mental; a mesma roda de conversa será realizada na quinta-feira, dia 28, no CRAS São José a partir das 19 horas. E amanhã, dia 27, a equipe também estará no CRAS São Domingos a partir das 13 horas; nessa ação a enfermeira e assistente social do serviço irão detalhar os benefícios da atividade física, ofertando ainda uma aula de yoga.
Todas as ações também integram o trabalho desenvolvido pela Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas).