Connect with us

MATO GROSSO

Ouvidoria Itinerante participa de ação social no próximo domingo (17)

Publicado

em

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do projeto Ouvidoria Itinerante, participa neste domingo (17), a partir das 10h, da ação social de Natal promovida pelo Projeto Estrela Guia, no Distrito de Nossa Senhora da Guia (a 33km de Cuiabá). A atividade contará com a presença do procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, e da ouvidora-geral do MPMT, Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres Campos. 

Conforme a programação do evento, haverá aula de capoeira para as crianças, palestras, bazar, orientação jurídica para a população, serviços de beleza como tranças e design de sobrancelhas, atendimento pediátrico e dermatológico, sessões de reiki (terapia integrativa que proporciona benefícios físicos e mentais por meio da canalização de energia) e distribuição de caixas de leite e de brinquedos. As atividades serão realizadas no Centro Espírita Nossa Senhora da Glória. 

A equipe da Ouvidoria do MPMT dará orientações e registrará possíveis demandas dos moradores do distrito relacionadas à saúde, educação, cidadania, segurança, meio ambiente, crianças e adolescentes, pessoa idosa, consumidor, pessoa com deficiência, infraestrutura, combate à criminalidade e violência contra a mulher. Esta é a última edição do projeto Ouvidoria Itinerante em 2023 e a segunda visita ao Distrito da Guia no ano. 

O MPMT também entregará à comunidade 420 litros de leite, 30kg de leite em pó, brinquedos, roupas infantis, calçados, entre outros itens arrecadados em uma campanha voluntária interna. 

Projeto Estrela Guia – Com nove anos de existência, o projeto social promove regularmente diversas atividades no Distrito da Guia, como distribuição de alimentos, atendimento médico, assistência jurídica, bazar, entre outras. O principal trabalho realizado no decorrer do ano é a Campanha do Leite, que consiste na distribuição de 12 litros de leite por mês para mães com crianças até sete anos de idade. Atualmente o projeto atende 98 famílias cadastradas. 
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora