Connect with us

MATO GROSSO

Outubro Rosa: palestra alertas mulheres e homens sobre a importância da prevenção ao câncer de mama 

Publicado

em

Para alertar e orientar as mulheres e homens sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do ‘câncer de mama’ e colo de útero, o Fórum de Cuiabá promoveu uma palestra para um público de 120 servidores e servidoras. A abertura do evento, que faz parte das ações da campanha do ‘Outubro Rosa’, foi realizada pela gestora-geral da comarca, juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva. 
 
“Todos os anos a gente realiza essa ação, promove essa palestra para explicar as mulheres sobre estar atenta a sua saúde, principalmente aquelas que já completaram 40 anos, essas precisam fazer o exame de mamas todos os anos, pois sabemos que quando diagnosticado de forma precoce, maior é a chance de cura”, declarou a juíza. 
 
Para falar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, os participantes ouviram parte da história de vida da palestrante Gabriela Matiello, fotógrafa, que foi diagnosticada com a doença, aos 40 anos, com o tipo mais agressivo, o triplo negativo, que tem o crescimento do tumor ainda rápido nas mamas.
 
“Minha missão e objetivo é trazer informações, falar do diagnóstico precoce do câncer de mama. Eu fui diagnosticada no ano passado, em 2022, com câncer mais agressivo. Mas eu fui curada, graças ao diagnóstico precoce, procurei tratamento quando senti uma pequena alteração no meu seio. Por isso, a importância de falar do autocuidado, foi devido a isso que consegui ter sucesso no tratamento, e hoje, estou viva, falando da minha história”, disse Gabriela. 
 
A batalha contra o câncer não foi fácil, foram nove meses intensos de tratamento para cura da doença, 15 sessões de quimioterapia. Curada do câncer, Gabriela realizou o sonho de vida com a criação do projeto de ‘Carona com a Vida’, ideia que teve durante o seu tratamento oncológico. 
 
“Com este projeto eu dei um novo sentido na minha vida. Naquele instante eu mesma me questionei: “40 anos, um câncer, qual é o meu propósito diante disso tudo? O que eu posso aprender?”.  Ao invés de lamentar, fiz o oposto, uma união do meu propósito com sonho de vida e comprei um motorhome para venda de produtos”, explicou a fotógrafa. 
 
No motorhome, o comércio móvel da Gabriela tem vários produtos; canecas com imagens de paisagens das imagens que ela fotografou, além de chaveiros, camisetas e lenços coloridos. Com a vendas desses produtos, parte do dinheiro é investido para manutenção do veículo e outra parte é enviada para o Hospital de Câncer de Mato Grosso ajudar outras mulheres em tratamento.
 
O médico mastologista, Luciano Florisbello da Silva, também palestrou sobre o câncer de mama e destacou sobre o cenário e a estimativa de casos da doença que ainda permanece alta. “Nós continuamos com registros altos, temos bastante diagnóstico da doença todos os anos. Nossa estimativa gira em torno de 70 mil novos casos somente no Brasil. 
 
O mastologista explicou que “quando o câncer de mama é diagnosticado no início, maior é a possibilidade de cura”. As mulheres devem ficar atentas e fazer o autoexame das mamas, caso perceba algum nódulo na região dos seios, saída de secreção de mamilo, alteração na anatomia ou nódulos na região das axilas são sinais que a mulher deve procurar um médico para uma avaliação.  Além disso, destacou que “mulheres de 50 a 69 anos devem realizar mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos, o câncer de mama tem cura”. 
 
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve com alterações genéticas nas células mamárias e que sofrem um crescimento anormal. Se diagnosticado precocemente e tratado corretamente, o prognóstico é positivo e com grandes chances de cura, atingindo mais de 95%.
 
A estagiária de Direito, Bianca Oliveira Fraga, aprovou a iniciativa da direção do Fórum de Cuiabá em promover uma palestra para falar sobre a saúde da mulher, com foco no câncer de mama.  
 
“Falar sobre prevenção de câncer de mama para as mulheres é importante para que todas possam se cuidar e aprender como resolver essa situação, como tratar essa doença. O câncer traz vários transtornos, mas com informação e tratamento podemos vencer e oferecer apoio para quem precisa”, explicou a jovem.
 
Carlos Celestino
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora