Sinop

Os cuidados contra o Aedes aegypti devem ser redobrados nesta reta final de 2023

Publicado

em

Mais um ano que está se encerrando e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ressalta a importância de manter os cuidados nesta reta final de 2023. A batalha contra a propagação do mosquito Aedes aegypti permanece crucial, especialmente durante os eventos festivos. Enquanto o poder público desempenha seu papel, a colaboração da população é fundamental para manter os quintais livres de possíveis criadouros.

Alef de Souza Costa, coordenador de endemias, destaca a necessidade de manter os quintais limpos. “Se cada um fizer a sua parte, vamos conseguir conter a proliferação do mosquito. A prevenção é um esforço coletivo, seja um agente em sua casa, faça a sua parte, mantenha seu ambiente limpo e contribua com um ambiente mais saudável e livre dessas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, pontuou.

De acordo com os dados epidemiológicos da SMS, de janeiro a novembro foram 427 casos confirmados de dengue na cidade, 25 de Chikungunya, e nenhum de Zika vírus. Diante do número de casos confirmados de chikungunya no bairro Jardim das Nações, na semana passada foi realizada uma força tarefa onde foram inspecionadas 641 casas e encontrados 88 focos.

O coordenador enfatizou que os trabalhos de orientação e visitas nas residências são realizados durante todo o ano pelos bairros da cidade. “Além disso, o setor de endemias disponibilizou um telefone (66 9 9994-8559) para receber denúncias da população. Só neste ano foram mais de 200 denúncias”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Copyright © 2022 Oeste News