Connect with us

MATO GROSSO

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto em homenagem ao aniversário de Cuiabá

Publicado

em

Em homenagem ao aniversário de Cuiabá, a Orquestra CirandaMundo apresenta no próximo domingo (07.04), às 20h, um concerto dedicado às obras de José Albertino da Silva, o Mestre Albertino. O espetáculo, que acontece no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, é patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). 

Sob regência dos maestros Luiz Ipolito e Murilo Alves, o concerto “O Coreto de Mestre Albertino” traz composições do músico cuiabano em vários ritmos, como valsas, choros, sambas, polcas e o tradicional rasqueado cuiabano, com arranjos adaptados pela Orquestra CirandaMundo para bandas musicais.

A apresentação musical será acompanhada por uma performance teatral do ator Sandro Lucose. Durante o espetáculo, o renomado artista mato-grossense conta histórias do Mestre Albertino, interagindo e dialogando com o público sobre o tema. Assim como os demais eventos do Instituto Ciranda, o concerto também dispõe de acessibilidade para pessoas com deficiência (audiodescrição e intérprete de libras).

“Vai ser um concerto bem especial em comemoração aos 305 anos de Cuiabá, com muita música regional. Vamos tocar dobrado, rasqueado, músicas do Mestre Albertino no formato de banda, com sopro, percussão, e tudo mais. Contamos com o patrocínio da Secel para oferecer essa linda homenagem à capital do Estado e ao mestre da cultura mato-grossense”, ressalta a diretora de desenvolvimento institucional do Instituto Ciranda, Jéssica Gubert.

Nascido em Cuiabá no ano 1906, Mestre Albertino demonstrou talento e inclinação musical desde criança. Na adolescência, ingressou na carreira militar, onde aprendeu a tocar bombardino e trombone, passando a atuar com música e ajudando a formar bandas e fanfarras. Além do vasto repertório de composições, contribuiu para a formação de diversos músicos mato-grossenses, dentre os quais o próprio filho, o saxofonista João Bolinha.

Os ingressos para o concerto custam R$ 2,00 mais um brinquedo novo ou usado em bom estado de conservação. A troca está sendo feita na sede do Instituto Ciranda, que fica na Casa de Bembem, na rua Barão de Melgaço, nº 3963, no bairro Centro Norte, em Cuiabá.

Serviço | Orquestra CirandaMundo apresenta “O Coreto de Mestre Albertino”

Quando: domingo (07.04), às 20h
Onde: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Valor: R$ 2,00 + um brinquedo
Ponto de troca dos ingressos: Sede do Instituto Ciranda – Casa de Bembem

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora