Dezesseis pessoas foram presas em flagrante e outras quatro com mandados de prisão em aberto durante a Operação Guardiões, desencadeada pelas Polícias Civil e Militar de Mato Grosso no município de Vila Rica, na região nordeste do estado. A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e cumpriu ainda 15 mandados de busca e apreensão em endereços de suspeitos de atuarem no tráfico de drogas no município.
Duas armas de fogo e quatro quilos de entorpecentes foram apreendidos pelas equipes policiais. Durante o cumprimento de um mandado de prisão contra um dos principais alvos, o criminoso entrou em confronto com uma equipe da Força Tática e ele foi a óbito.
De acordo com o delegado Gustavo Ataíde Fernandes, a investigação iniciou há um ano, com apoio da agência de inteligência do 10° Comando Regional da PM, e identificou os suspeitos de atuarem no tráfico de drogas, tortura e outros crimes decorrentes, ordenados por uma facção criminosa.
Com base no inquérito policial, o delegado representou na 2ª Vara de Vila Rica pela expedição dos 15 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão preventiva. Das seis prisões decretadas, quatro foram cumpridas, um é procurado pelas forças de segurança, além do que faleceu.
Atuaram na operação 78 policiais civis, militares e da PRF.