Connect with us

POLÍCIA

Operação Golpes S.A prende grupo criminoso que fez vítimas em 11 estados

Publicado

em

A Operação Golpes S.A., da Polícia Civil de Goiás, cumpriu nesta quinta-feira (29.08), com apoio da Polícia de Mato Grosso, mandados de prisão e de buscas em Cáceres contra investigados pelos crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de capitais.

Foram cumpridos 24 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão em Cáceres (MT) e outras seis cidades de Goiás – Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Caldas Novas, Piracanjuba e Firminópolis. Também foram bloqueadas mais de 240 contas bancárias dos investigados.

As ordens judiciais foram cumpridas por equipes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, Garra e Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes da Polícia Civil goiana junto com a Delegacia Regional de Cáceres.

A investigação de Goiás desarticulou um grupo criminoso especializado na prática de diversas modalidades de estelionato, como o falso número, golpe do intermediário, falso aluguel, e falso boleto; e ainda identificou a lavagem de capitais, mediante sucessivas transações financeiras.

Foram identificadas 25 vítimas em 11 estados e no Distrito Federal, o que confirma a atuação nacional do grupo criminoso altamente especializado.

A Polícia Civil goiana apontou que os criminosos formavam quatro núcleos distintos:
. Núcleo da engenharia social, responsável pelo contato com as vítimas e aplicação das fraudes;
. Núcleo dos “conteiros”: responsáveis por fornecer, mediante aluguel, contas bancárias para recebimento dos valores obtidos fraudulentamente;
. Núcleo de lavagem de capitais: responsáveis por fornecer contas bancárias e executar as sucessivas transações financeiras;
. Núcleo captador: responsável por integrar, agindo como elo, todos os demais núcleos, sem que uns tivessem contato com os outros.

Após o cumprimento dos mandados, os presos foram encaminhados a unidades prisionais nos respectivos estados e permanecem à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre buscas em investigação sobre desvio de aparelhos eletrônicos na Sema

Publicado

em

Por

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), deflagrou na manhã desta sexta-feira (01.11) a Operação Linha Limpa, decorrente de uma investigação iniciada no mês de abril para apurar o desvio de aparelhos celulares da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Na operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de um dos investigados no bairro Novo Mato Grosso, em Cuiabá, além de ordem de acesso ao aparelho celular dele.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca da Capital.

As investigações, conduzidas em inquérito policial instaurado na DRCI após denúncia da Secretaeia de Estado de Meio Ambiente, identificaram um prestador de serviços da Sema como o responsável pela alienação irregular de 73 aparelhos celulares e um tablet pertencentes ao órgão.

Posteriormente, os celulares foram passados pelo suspeito para terceiros de boa-fé, que acreditavam estarem adquirindo produtos de origem lícita.

Com o avanço das investigações da DRCI, foi possível identificar e contatar diversas pessoas que adquiriram os aparelhos, e que, de maneira cooperativa, prestaram esclarecimentos e devolveram os bens públicos ao Estado.

Durante o cumprimento do mandado de busca, o aparelho celular do investigado foi apreendido e será submetido a análise técnica pela equipe da DRCI, com o objetivo de colher elementos que possam contribuir para o completo esclarecimento do crime.

Interrogado sobre os fatos, o investigado optou por permanecer em silêncio.

A delegada titular da DRCI, Juliana Chiquito Palhares, ressaltou que as investigações seguem em andamento para esclarecimento de alguns pontos e identificação de possíveis envolvidos. “A DRCI permanece empenhada em elucidar todas as circunstâncias relacionadas ao caso e devida responsabilização de envolvidos”, disse a delegada.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora