Connect with us

Cuiabá

Operação de recapeamento alcançou mais de 14 ruas do bairro Tijucal em um mês de trabalho

Publicado

em

Em um mês de trabalho, mais de 14 ruas do bairro Tijucal já foram alcançadas com a operação de recapeamento. A atuação é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e abrange mais de 37 vias, totalizando cerca dez quilômetros de reconstrução da malha viária da comunidade.

A ação faz parte do planejamento intensificado de melhoria na infraestrutura das ruas e avenidas da cidade, iniciado em setembro pela gestão Emanuel Pinheiro. No caso do Tijucal, a obra recebe um investimento aproximado de R$ 6 milhões, fruto de emenda parlamentar destinada ao Município pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho).

“A malha viária do Tijucal possui mais de 30 anos e estava com sua vida útil defasada. A comunidade nunca recebeu uma ação de recuperação completa como a que estamos fazendo agora. Além do recapeamento, fizemos ainda, no início deste ano, a pavimentação de seis ruas do bairro”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

O trabalho no Tijucal está dentro do planejamento montado pela Prefeitura de Cuiabá, que prevê a execução de mais de 30 quilômetros de recapeamento em diferentes regiões. A medida foi implantada com o intuito de alcançar vias em que as ações de tapa-buraco já não são suficientes para garantir a boa trafegabilidade.

Neste momento, esse tipo de intervenção também está em andamento nas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Rui Barbosa que, juntas, totalizam mais quatro quilômetros de recapeamento. Ainda para 2023, estão programados a execução de mais dez quilômetros na região da Grande CPA e outros dez quilômetros no bairro 1º de Março e adjacências.

“Essas localidades foram mapeadas como as que possuem um estado mais crítico. Por isso, começamos nosso plano de melhoria por elas. Serão R$ 37 milhões investidos nesses projetos, que conseguimos via parceria com o deputado federal Emanuelzinho e o com o senador e ministro da Agricultura, Carlos Fávaro”, pontua o prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora