Connect with us

MATO GROSSO

Operação cumpre 143 mandados contra grupo envolvido com tráfico de drogas e venda ilegal de armas em Sinop

Publicado

em

A Delegacia Especializada de Roubos e Furto de Sinop (Derf) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24.10), a Operação Codinome Fantasma contra um grupo envolvido no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e venda ilegal de armas de fogo de uma organização criminosa.

Estão em cumprimento 143 ordens judiciais decretadas pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop. São 63 mandados de prisão, 65 de buscas domiciliares, 14 bloqueios de contas bancárias e uma suspensão de atividade de pessoa jurídica.

As investigações tiveram início no mês de fevereiro deste ano após a Polícia Civil em Sinop identificar um esquema de tráfico de drogas que envolvia também a lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo ligados a uma facção criminosa.

Para lavar o dinheiro ilícito obtido com o tráfico de entorpecentes, os investigados utilizavam uma distribuidora de gás e água mineral, localizada na Avenida André Maggi, em Sinop.

Os valores eram repassados para contas bancárias de diversas pessoas, a maioria delas mulheres, ligadas a um dos alvos investigados – A.J.G. Em seguida, os valores eram transferidos para a distribuidora, que os repassava para a organização criminoso como dinheiro lícito.

Os mandados são cumpridos em cinco cidades de Mato Grosso – Sinop , Sorriso, Cuiabá, Colíder e São José do Rio Claro.

A Operação Codinome Fantasma envolve um efetivo de 250 policiais civis e conta com apoio da Diretoria do Interior, Diretoria de Atividades Especiais e Centro Integrado de Operações Aéreas de Segurança Pública (Ciopaer).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Projeto Nosso Judiciário: estudantes de Direito conhecem funcionamento do Tribunal de Justiça

Publicado

em

Por

O Projeto Nosso Judiciário recebeu na última quarta-feira (23) uma turma de pouco mais de 30 alunos do Centro Universitário de Cuiabá (Unic) campus Primavera do Leste. Durante a visita, os alunos assistiram a uma sessão de julgamento da 1° Câmara de Direito Público e Coletivo e conversaram com o desembargador Hélio Nishiama. 
 
A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, presidente da 1?ª Câmara de Direito Público, surpreendeu os estudantes com uma aula de quase 20 minutos sobre o funcionamento do julgamento da segunda instância, a fala detalhada foi desde conceitos complexos do direito até explicações sobre as vestimentas usadas, as togas: “Usamos para nos igualar, aqui não tem ninguém melhor que ninguém”. 
 
“Ela deu uma explicação com maestria, com o proveito de 10 aulas”, contou a aluna Elizangela Cassemiro dos Anjos. 
 
A magistrada finalizou a fala relembrando o lugar onde cresceu perto de Primavera: “conhecem Mata Verde? Cresci, me criei lá, hoje sou desembargadora”. 
 
O primeiro processo da sessão chamou a atenção dos alunos por seu teor polêmico e a fala enérgica do advogado durante a defesa de sua cliente. “Os alunos adoraram a sustentação oral que presenciaram e destacaram a paciência e resiliência da desembargadora Helena que respondeu com classe e elegância como representante do Poder Judiciária na situação, mostra para eles que no dia a dia é possível reagir às situações com paciência, calma e resiliência”, contou a professora Laryssa Moraes Dos Santos Tannure, que acompanhou os alunos. 
 
No Espaço Memória, os estudantes tiveram contato com um pouco da história do direito no Estado e conversaram com o desembargador Hélio Nishiama que fez sua estreia como palestrante no Nosso Judiciário. O magistrado destacou que, mais que um projeto cheio de prós para os acadêmicos, o Nosso Judiciário traz muitos benefícios ao Judiciário. 
 
“O Judiciário deve buscar se conectar com a sociedade, um projeto como esse é uma forma de apresentar o Judiciário para os futuros operadores do direito. Ter contato com os alunos é sempre uma alegria muito grande, eles são os profissionais de amanhã”, afirmou

#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.Foto 01: Elizangela Cassemiro dos Anjos posa para foto junto com a professora Laryssa Moraes Dos Santos Tannure, a coordenadora administrativa do TJMT Bruna Penachioni e desembargador Hélio Nishiama. Foto 2: alunos em pé assistem à palestra atentos. Foto 3: desembargador Hélio Nishiama fala aos alunos, ao lado dele a professora Laryssa Moraes Dos Santos Tannure, os servidores Neif Feguri,  Antonio Cegatti e Bruna Penachioni. 

Anna Giullia Magro (estagiária)/ Fotos: Anderson Lobão 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT  
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora