Connect with us

Diamantino

Ônibus do Hospital do Câncer realiza mais de 300 atendimentos em Diamantino

Publicado

em

O município de Diamantino-MT (localizado a 180km de Cuiabá) é a primeira cidade de Mato Grosso a receber os serviços itinerantes do ônibus do Hospital do Câncer. A campanha de prevenção ocorreu nesta terça-feira (07.03) em frente ao Laboratório Municipal e atendeu cerca de 350 pacientes nas seguintes especialidades: dermatologista, urologista, cirurgião de mama, bucomaxilofacial, mamografia e papanicolau (CCO).

A ação do HCanMT, que tem como parceiro a Estância Bahia e o Sicredi, tem o objetivo de proporcionar a prevenção e tratamento dos pacientes diagnosticados com câncer.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes atendidos na ação foram encaminhados pela pelas Unidades de Saúde da Família de cada bairro conforme os critérios exigidos pelo projeto do Hospital do Câncer.

A coordenadora de leilões e eventos do HCanMT, Elenice Mansor, explicou sobre os exames e consultas realizados pelas equipes durante a ação e comentou sobre a qualidade estrutural da unidade móvel de saúde para melhor atendimento dos pacientes.

“Estamos em 15 profissionais: Médicos, técnicos e assistente social, atendendo em 5 especialidades: Mama, pele, próstata, o CCO e o bucomaxilo. Dentro do ônibus temos o consultório odontológico, ginecológico, o aparelho de mamografia e o laboratório que faz o PSA”, pontuou.

Ainda segundo a coordenadora, na urologia foram realizados exames de sangue e de toque com emissão do resultado após 15 minutos, sendo que na mamografia a imagem foi encaminhada na hora e o paciente já saiu com o laudo. Dependendo dos resultados dos exames, o paciente será encaminhado para o HCanMT.

Elenice Mansor destacou que a vinda do ônibus ao município foi “um esforço conjunto” e agradeceu o bom acolhimento que a equipe recebeu em Diamantino.  

“Hoje é um dia em que podemos salvar muitas vidas. Quero agradecer a Associação de Voluntários Amigos de Diamantino (AVAD) por sempre serem parceiros do hospital, assim como o ministro Gilmar Mendes que sempre nos ajuda muito. Agradeço também a Prefeitura e a Secretaria de Saúde por todo apoio, suporte e acolhimento para o êxito dessa ação.”

A coordenadora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde Diamantino, Pamela Neri Costa, ressaltou o trabalho de contrapartida que a pasta realizou para o recebimento do ônibus no município.

“Temos uma equipe de saúde do município atuando juntamente com os médicos do HCanMT, como odontólogo, biomédico e técnicos à disposição para contribuir com a ação. A secretaria também forneceu materiais para uso durante os exames e consultas, além de alimentação e hospedagem para a equipe do hospital. É um trabalho em conjunto para atender a população.”, pontuou. 

Bethânia Marinho, presidente da Associação de Voluntário Amigos de Diamantino (AVAD), destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido, em parceria com o HCanMT, no apoio e suporte de pessoas em tratamento contra o câncer.

“Nossos eventos de arrecadação chegam a mais de mil e duzentos participantes. O valor levantado é repassado ao hospital. Além de doações enviadas por empresários e parceiros. Essa conquista em trazer esse atendimento para Diamantino não é somente nossa, mas sim de toda sociedade. A AVAD é um projeto sonhado com muito carinho e que está sendo realizado da melhor forma possível”, expressou.

Conceição Mendes, diamantinense voluntária nas ações de prevenção e combate ao câncer no estado de Mato Grosso, comentou sobre Diamantino ser contemplado com a vinda do ônibus.

“Acompanho o trabalho da AVAD junto ao Hospital do Câncer há muitos anos. Realizaram campanhas de recolhimento de alimentos diversas vezes, infelizmente devido a pandemia essas ações foram reduzidas. Mesmo com essa adversidade, eles não deixaram de tentar ajudar o hospital. Então também trabalhei para ajudar e no ano passado acabamos conseguindo receber uma boa doação e hoje o hospital veio para Diamantino”, falou.

Jonas Francisco de Araújo, aposentado, esteve presente na ação para a realização do exame de PSA e reforçou a importância do homem superar os estigmas e cuidar da saúde.

“A equipe da Secretaria Municipal de Saúde ligou para informar sobre a vinda do ônibus e eu confirmei a consulta. Não é minha primeira vez fazendo o exame, saúde é o mais importante, quando temos saúde temos tudo o que precisamos”, frisou.

Regiane A. Costa Bueno, moradora da zona rural do município, avaliou a vinda da unidade para o município e comentou sobre a importância de realizar os exames de prevenção.

“Ações como essa são de extrema importância. Hoje pude observar que temos aqui uma grande equipe e uma boa quantidade de especialidades ofertadas. Temos que nos prevenir e as pessoas precisam ter o hábito de se cuidar. Moro na fazenda e assim que vi a notícia procurei vir me consultar”, destacou. 
 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Alunos da Castorina Sabo vencem a IV Olimpíada de Matemática da Unemat

Publicado

em

Por

Alunos da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes conquistam a 1ª e a 2ª colocação na IV Olimpíada de Matemática da Unemat. A premiação foi entregue em cerimônia realizada dia 21 de novembro no auditório da faculdade. A competição reuniu mais de 1600 estudantes de 14 escolas públicas do município e premiou os melhores colocados com certificados, medalhas e brindes.

O evento, coordenado pelo professor Dr. Diego Piasson, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas do Campus de Barra do Bugres, é uma iniciativa do Programa de Extensão “Olimpíada de Matemática da UNEMAT”. Desde 2016, o programa promove a realização de competições de Matemática em diferentes municípios de Mato Grosso, incentivando o aprendizado e a descoberta de novos talentos na área.

A quarta edição em Diamantino contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Regional de Educação (DRE), além do envolvimento direto de 35 professores da educação básica e 14 escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental e Médio.

A cerimônia de premiação teve um dispositivo de abertura composto por representantes da Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal e DRE, além de diretores escolares e do coordenador da Olimpíada, professor Diego Piasson. Durante as falas, autoridades ressaltaram a importância do projeto para o fortalecimento da educação pública e a construção de parcerias entre instituições como a UNEMAT, as escolas e os órgãos educacionais.

Os estudantes premiados representaram um grande exemplo de dedicação e superação. Para o professor Diego Piasson, a Olímpiada vai além de uma simples competição, “é uma forma de despertar o potencial matemático dos estudantes e fortalecer a educação básica em nosso estado. Ver o engajamento das escolas e o entusiasmo dos alunos é extremamente gratificante.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora