Connect with us

BRASIL

Onda de calor mantém previsão de temperaturas elevadas nas capitais

Publicado

em

Mapa com distribuição de calor prevista para sábado (16/12) e domingo (17/12)
Inmet

Mapa com distribuição de calor prevista para sábado (16/12) e domingo (17/12)

A atual onda de calor que assola boa parte do país persiste até este domingo (17) antes de uma mudança climática trazer temperaturas mais amenas para grande parte do Brasil.

O final de semana, entretanto, permanecerá com altas temperaturas, sendo Cuiabá e Porto Alegre as capitais mais propensas a enfrentar o calor intenso, podendo superar os 40°C, conforme indicado pela previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, estão previstas temperaturas máximas entre 35°C e 39°C para Rio de Janeiro, Campo Grande e Boa Vista.

No sábado (16) e domingo (17), uma região de alta pressão atmosférica influenciará o interior do Brasil, elevando ainda mais as temperaturas e reduzindo a umidade e nebulosidade, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Sul.

Esta onda de calor, com expectativa de temperaturas até 5°C acima da média, levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta de perigo para 3.352 municípios de 16 estados, incluindo Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Veja a lista das temperaturas nas capitais afetadas pela onda de calor:

  • Porto Alegre: entre 24°C e 40°C
  • Cuiabá: entre 25°C e 42°C
  • Goiânia: entre 21°C e 37°C
  • São Luís: entre 26°C e 34°C
  • Belo Horizonte: entre 17°C e 33°C
  • Curitiba: entre 18°C e 34°C
  • Florianópolis: entre 23°C e 31°C
  • Campo Grande: entre 23°C e 39°C
  • Vitória: entre 22°C e 32°C
  • São Paulo: entre 20°C e 35°C
  • Rio de Janeiro: entre 20°C e 36°C
  • Palmas: entre 23°C e 36°C
  • Teresina: entre 24°C e 36°C
  • Salvador: entre 25°C e 30°C
  • Brasília: entre 18°C e 33°C
  • Boa Vista: entre 25°C e 38°C

Na próxima segunda-feira (18), uma mudança nos ventos e o aumento da umidade ocasionarão uma acentuada queda nas temperaturas, especialmente na região Sul, devido à influência de uma frente fria nas fronteiras do Uruguai e Argentina. Com o fim da onda de calor previsto para terça-feira (19), espera-se temperaturas mais amenas para esta época do ano.

Apesar disso, o Inmet prevê chuvas concentradas pelo país durante este fim de semana, com maior incidência nas regiões Sul e Norte.

Tendências para cada região

  • Norte: Previsão de pancadas de chuva para Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá e Tocantins, acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas, devido ao calor associado a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e alta umidade.
  • Sul: Elevação das temperaturas e umidade ao longo da atmosfera podem gerar tempestades isoladas, com rajadas de vento superiores a 70 km/h, granizo e precipitação intensa, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
  • Sudeste: Intensificação do sistema de alta pressão reduzindo umidade, nebulosidade e chuvas. No Rio de Janeiro, máximas previstas de 36º C, com mínimas entre 22º C e 23º C; em São Paulo, oscilação entre máximas de 34º C e mínimas de 19º C.
  • Nordeste: Previsão de tempo seco e sem chuva, com exceção de chuvas isoladas no oeste do Maranhão, nas áreas fronteiriças do Piauí e da Bahia.
  • Centro-Oeste: Sol forte em Goiás e Distrito Federal, com possibilidade de chuvas à tarde no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Cuiabá, Goiânia e Campo Grande devem ser as capitais mais quentes, segundo o Climatempo.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora