Connect with us

BRASIL

Onda de calor atinge o país ao longo da semana e aumenta temperaturas

Publicado

em

 Onda de calor deve atingir várias regiões do país
Reprodução

Onda de calor deve atingir várias regiões do país

No último mês de inverno deste ano, uma onda de calor deve atingir o país, fazendo com que muitos estados brasileiros quebrem recordes das temperaturas esperadas para o mês de agosto.

Ao longo da semana, uma grande massa de ar quente e seco ganha força pelo Brasil, afetando quase todas as regiões, informou a Climatempo. Conforme a previsão, o esperado é que a onda de calor comece nesta segunda-feira (21) e mantenha sua influência até o próximo sábado (26).

Apesar do inverno no Hemisfério Sul, segundo o instituto, é comum que agosto registre calor intenso nos estados do Centro-Oeste, interior do Nordeste, centro-sul da Região Norte.

Além disso, um aumento do calor também será observado no interior de Minas Gerais e de São Paulo. Em situações especiais, altas temperaturas em comparação com o esperado para o mês podem ser vistas até mesmo nos estados do Sul.

A Climatempo lembra que alguns estados brasileiros já registraram temperaturas muito acima do normal para agosto em vários dias ao longo do mês.

A capital do Mato Grosso, Cuiabá, por exemplo, marcou 40,4°C no dia 10, sendo que a média máxima é de 34,7°C. Esse foi o atual recorde de calor deste ano para a região.

Já a capital paulista, teve temperaturas na casa dos 30ºC mais de uma vez no mês, enquanto a média global para agosto é em torno dos 24ºC. O Rio de Janeiro também marcou o que foi considerada uma temperatura alta para o mês em 11 de agosto, quando registrou 34,6°C.

*Em atualização

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora