O alerta de perigo para onda de calor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi ampliado para 13 estados e Distrito Federal nesta segunda-feira (13). A previsão do instituto é que as altas temperaturas durem ao menos até a próxima quarta (15).
Os avisos meteorológicos se concentram, principalmente, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas também afeta o Sul do país e um pouco do Norte. Nessas regiões, a previsão é que os termômetros fiquem ao menos 5ºC acima da média histórica para o mês de novembro.
Veja os locais que estão com alerta de perigo do Inmet nesta segunda:
Grande perigo: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo;
Perigo: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins
De acordo com o Inmet, os alertas de “perigo” exigem atenção sobre condições meteorológicas e os riscos, que podem ser inevitáveis. Já os de “grande perigo”, estão ligados a situações em que estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com riscos para a integridade física.
A Defesa Civil decretou estado de alerta para São Paulo em meio à previsão de máxima de 37ºC. No Rio de Janeiro, as temperaturas devem ficar acima dos 30ºC pela manhã, mas, o bairro do Jardim Botânico registrou 33,7ºC, com sensação térmica de 48ºC.
No último sábado (11), as cidades de Porto Murtinho (MS) e Aragarças (GO) registraram máxima de 42,3 °C, sendo as maiores registradas no dia pelo Inmet. Cuiabá (MT) marcou 41,3 °C e foi a capital com a maior temperatura do dia.
No próximos dias, o instituto alerta para temperaturas máximas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com 44ºC. A previsão indica que várias cidades tenham recordes históricos de calor ao longo da semana.