Oito pessoas envolvidas em crimes de roubos a residências, receptação e tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) foram presas em flagrante, na terça-feira (06.08), em ação conjunta realizada pela Polícia Civil e Guarda Municipal.
Além da prisão dos criminosos, as diligências resultaram na apreensão de entorpecentes, dinheiro, armas de fogo, munições, apetrechos relacionados ao tráfico de drogas, diversos objetos subtraídos nos roubos.
As diligências após as equipes policiais serem acionadas sobre duas ocorrências de roubo a residência no município, na terça-feira (06), em que vítimas foram feitas reféns e diversos objetos foram levados pelos criminosos. Segundo relato das vítimas, eram três assaltantes, dois deles em posse de armas de fogo e um com uma faca.
Durante os trabalhos, os policiais receberam informações sobre a possível localização dos suspeitos, que estavam escondidos em uma região de mata. Em diligências na região, uma das equipes conseguiu localizar os três suspeitos, sendo apreendidos com eles três mochilas com R$ 400 em dinheiro, notebook, tablet, sacolas com joias e semijoias, perfumes e aparelhos celulares.
Também foi encontrado com os suspeitos, luvas, um simulacro de arma de fogo, um revólver calibre 38 com cinco munições, uma faca de açougueiro e um pino de cocaína. Em continuidade às diligências, os policiais seguiram até outros endereços indicados pelos suspeitos como local onde estariam mais objetos produtos de crime.
Em uma das casas no bairro Menino de Deus, foi encontrado a quantia de R$ 3.258 em dinheiro, balança de precisão, envelopes para venda de drogas, 10 porções de maconha já embaladas para venda, videogame, munições calibre 38 e 9 mm, sendo presos mais dois suspeitos que estavam na residência.
Em outro endereço indicado pelos criminosos, os policiais apreenderam porções de cocaína e de maconha, balanças de precisão, pinos plásticos para acondicionamento de entorpecentes, dinheiro trocado oriundo do tráfico de drogas, material para embalo da droga, máquina de cartão, entre outros apetrechos utilizados no comércio de drogas. Uma pessoa responsável pela residência foi presa por tráfico de drogas.
Em uma casa no bairro Tessele Júnior, foram apreendidas porções de maconha, cocaína, várias joias, valores em dinheiro e um aparelho de TV produto de roubo. Em outra residência no mesmo bairro, foram apreendidas 10 pinos de cocaína, além de joias e relógios. Dois homens, que já eram investigados por crimes de roubo na cidade, foram presos no local.
Diante dos fatos, todo material ilícito encontrado durante as diligências foram apreendidos e os oito suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Lucas do Rio Verde, onde foram autuados em flagrante por crimes de roubo, receptação, tráfico de drogas e organização criminosa.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.