Diamantino

Oficinas de viola de cocho, siriri e cururu têm início na Fundação Cultural em Diamantino

Publicado

em

Começou nesta segunda-feira (22.05) as oficinas de viola de cocho e dança siriri e cururu em Diamantino. Ao todo, estão sendo ofertadas 10 vagas para cada oficina, contabilizando 20 vagas no total. As oficinas são realizadas pela Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e ministradas pela Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT).

Começou nesta segunda-feira (22.05) as oficinas de viola de cocho e dança siriri e cururu em Diamantino. Ao todo, estão sendo ofertadas 10 vagas para cada oficina, contabilizando 20 vagas no total. As oficinas são ministradas pela Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT).

As oficinas seguem até sexta-feira (26.05), na Fundação Cultural. As capacitações têm o objetivo de promover e incentivar o resgate cultural local.

O mestre e instrutor da AMFMT, Alexandre Paes, falou com alegria sobre a importância de manter a tradição viva. “Viemos ao município ensinar a forma de confeccionar uma viola de cocho. É preciso transmitir os ensinamentos para não deixar que a tradição, como é da viola de cocho, caia em esquecimento.”

O mestre explica que o processo desde do entalhe até o acabamento da viola de cocho pode durar em média 15 dias e que esse tempo pode variar dependendo de como está o dia, se mais quente ou mais frio, influencia na finalização do instrumento.

Os participantes aprenderão o entalhe, escavar, dar o formato, colocar as cordas da viola de cocho.

A oficina de dança siriri e cururu também começou na tarde desta segunda-feira (22.05), no qual os participantes aprenderão a coreografia e suas variações.

O professor responsável por transmitir os ensinamentos da dança siriri e cururu, Vinício Gonçalves, explicou sobre a oficina de dança. “Nesta oficina os participantes aprenderão todo o processo da dança que é uma tradição da nossa região. Estamos aqui hoje para passar e perpetuar essa cultura que não pode ser esquecida.”

A coordenadora das oficinas, Mylene Paese, destacou a alegria que é receber as oficinas no município. “Hoje é um dia de muita alegria. É um aprendizado que vai fortalecer a cultura e a identidade da região. Dessas oficinas que estão sendo ministradas, surgirá um grupo de dançarinos de siriri e cururu. Essas pessoas poderão dar prosseguimento aos eventos culturais.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2022 Oeste News