Connect with us

Diamantino

Oficinas de viola de cocho, siriri e cururu têm início na Fundação Cultural em Diamantino

Publicado

em

Começou nesta segunda-feira (22.05) as oficinas de viola de cocho e dança siriri e cururu em Diamantino. Ao todo, estão sendo ofertadas 10 vagas para cada oficina, contabilizando 20 vagas no total. As oficinas são realizadas pela Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e ministradas pela Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT).

Começou nesta segunda-feira (22.05) as oficinas de viola de cocho e dança siriri e cururu em Diamantino. Ao todo, estão sendo ofertadas 10 vagas para cada oficina, contabilizando 20 vagas no total. As oficinas são ministradas pela Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT).

As oficinas seguem até sexta-feira (26.05), na Fundação Cultural. As capacitações têm o objetivo de promover e incentivar o resgate cultural local.

O mestre e instrutor da AMFMT, Alexandre Paes, falou com alegria sobre a importância de manter a tradição viva. “Viemos ao município ensinar a forma de confeccionar uma viola de cocho. É preciso transmitir os ensinamentos para não deixar que a tradição, como é da viola de cocho, caia em esquecimento.”

O mestre explica que o processo desde do entalhe até o acabamento da viola de cocho pode durar em média 15 dias e que esse tempo pode variar dependendo de como está o dia, se mais quente ou mais frio, influencia na finalização do instrumento.

Os participantes aprenderão o entalhe, escavar, dar o formato, colocar as cordas da viola de cocho.

A oficina de dança siriri e cururu também começou na tarde desta segunda-feira (22.05), no qual os participantes aprenderão a coreografia e suas variações.

O professor responsável por transmitir os ensinamentos da dança siriri e cururu, Vinício Gonçalves, explicou sobre a oficina de dança. “Nesta oficina os participantes aprenderão todo o processo da dança que é uma tradição da nossa região. Estamos aqui hoje para passar e perpetuar essa cultura que não pode ser esquecida.”

A coordenadora das oficinas, Mylene Paese, destacou a alegria que é receber as oficinas no município. “Hoje é um dia de muita alegria. É um aprendizado que vai fortalecer a cultura e a identidade da região. Dessas oficinas que estão sendo ministradas, surgirá um grupo de dançarinos de siriri e cururu. Essas pessoas poderão dar prosseguimento aos eventos culturais.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora