Connect with us

MATO GROSSO

Obra traz reflexões sobre atuação ministerial e o olhar para o outro

Publicado

em

“A vida parece-nos incompatível com uma atuação institucional formal, burocrática, de números, de nomes, lenta e despreocupada com a entrega à sociedade de resultados concretos. Para assumir uma ‘visão viva’, penso eu, a pessoa (antes de ser profissional, é ser humano) deve ser capaz de, estando no mundo, saber-se nele”. O trecho foi extraído de um dos mais de 40 artigos que integram o livro “A Promotoria, a Rua e a Gente”, de autoria do promotor de Justiça Emanuel Filartiga, que será lançado nesta sexta-feira, às 17h30,  no  XXV Encontro Estadual do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

O autor captura as vivências, as dores, as angústias, a esperança e a odisseia de nós seres humanos, se aventurando em artigos aleatórios que procuram olhar para o outro não apenas como um promotor de Justiça, mas com compreensão e compaixão. Filartiga consegue a façanha de transformar emoção em bálsamo, a realidade em álcool na ferida, mas ao mesmo tempo uma fonte de cura, de esperança, de fé.

“Sua escrita tem jeito de Realismo Romântico, tão transparente como a verdade do dia a dia, e, inexplicavelmente, mesmo que contrariado e aborrecido, defende com os olhos o direito do outro não só na escrita, mas sobretudo em suas ações”, destacou a mestre e especialista em Educação e psicóloga clínica do Mato Grosso do Sul, Ruth Helena Molina Filartiga, no posfácio da obra.

Autor do livro, o promotor de Justiça Emanuel Filartiga explica que os artigos foram escritos sem a pretensão de se tornar uma publicação. “As ideias surgem do inesperado. Inicialmente, os artigos eram divulgados na página do Ministério Público e depois foram ganhando espaço em outros sites e acabei sendo convencido a levá-los para o mundo”, destacou.

Programação – O XXV Encontro Estadual do Ministério Público do Estado de Mato Grosso será realizado nos dias 5 de 6 de dezembro, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá, com transmissão em tempo real por meio da plataforma Microsoft Teams.

Com o tema “36 anos da Constituição Federal e os Desafios Institucionais do Ministério Público”, o evento é destinado a todos os integrantes da instituição e visa fortalecer ainda mais a atuação do MPMT, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os participantes. A abertura está prevista para 19h do dia 5 de dezembro (quinta-feira).

O XXV Encontro Estadual do MPMT é realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso por meio da Escola Institucional, com apoio da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP) e da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Facilitadores de Círculo de Paz de Primavera do Leste recebem kits de auxílio às dinâmicas escolares

Publicado

em

Por

Facilitadores de círculos de paz que atuam nas escolas do município de Primavera do Leste receberam, em novembro deste ano, kits com itens de auxílio às dinâmicas feitas com os alunos. A iniciativa, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Primavera do Leste, foi viabilizada por meio de uma parceria realizada com a Secretaria de Cultura do Município.
 
Ao todo, foram entregues 20 kits, os quais continham materiais como crachás reutilizáveis, bolsa, o bastão da fala, placa de não interrupção, dentre outros. “Foi uma forma de valorizar o trabalho desses facilitadores, que atuam de forma voluntária”, ressaltou Marina Soares Vital Borges, gestora do Cejusc de Primavera do Leste.
 
Atualmente, a Comarca de Primavera do Leste conta com quase 75 facilitadores de círculos de paz. A metodologia é uma ferramenta importante para administração de conflitos na escola.
 
“Trabalhamos com prevenção da violência com círculos sobre respeito, indisciplina, bullying e motivação. O cuidado do ambiente escolar busca a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O ambiente onde o aluno se sente acolhido e pertencente”, concluiu a gestora.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1 Uma mulher está em pé em uma sala, vestindo uma camisa branca com um logotipo. Ela está posicionada perto de uma mesa coberta com uma toalha de renda. Na mesa, há vários itens, incluindo um buquê de flores, um pequeno bicho de pelúcia e vários outros objetos, como brochuras e uma caneta.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora