Um misterioso objeto romano foi encontrado durante uma escavação arqueológica realizada por voluntários em Norton Disney, perto do distrito de Lincoln, na Inglaterra , em 2023. O artefato agora está exposto no museu de Lincolnshire.
O objeto é um dos 33 dodecaedros já encontrados na Grã-Bretanha, e o primeiro a ter sido descoberto nas Midlands. Ele tem 8 centímetros e pesa aproximadamente 245 gramas.
O que se sabe?
Richard Parker, secretário do Norton Disney History and Archaeology Group, afirmou a BBC que era um “privilégio ter lidado” com o objeto, que estava enterrado há cerca de 1.700 anos.
Contudo, ele disse: “Apesar de toda a pesquisa que foi feita para o nosso dodecaedro, e outros como ele, não estamos mais perto de descobrir exatamente o que é e para que poderia ter sido usado”.
“O que sabemos é que o dodecaedro Norton Disney foi encontrado no topo de uma colina em um antigo grande poço de algum tipo. Parece que foi deliberadamente colocado lá”, disse Parker.
Segundo estudiosos, o objeto pode estar possivelmente ligado a rituais romanos ou a alguma religião. No entanto, os textos romanos não mencionam o objeto.
Ainda, de acordo com o grupo de arqueólogos voluntários, eles pretendem retornar à área onde o dodecaedro foi encontrado para tentar desenterrar mais pistas sobre o objeto e novas descobertas.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.