Connect with us

BRASIL

O que abre e o que fecha em Brasília: órgãos públicos terão funcionamento alterado nesta sexta (6)

Publicado

em

O que abre e o que fecha em Brasília: órgãos públicos terão funcionamento alterado nesta sexta (6)
Agência Brasília

O que abre e o que fecha em Brasília: órgãos públicos terão funcionamento alterado nesta sexta (6)

O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (6). Com isso, alguns órgãos e espaços públicos terão o funcionamento alterado. No sábado e no domingo, serviços e lazer também terão alterações por conta do feriado do Dia da Independência. Confira:

  • A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) não terá expediente na parte administrativa, mas o call center e o atendimento em campo funcionarão normalmente.
  • A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) não terá expediente nesta sexta-feira nos postos de atendimento. As equipes de operação e manutenção, porém, trabalharão normalmente. O aplicativo da empresa, o site, o telefone 115 e o Whatsapp (61) 3029-8428 funcionam 24 horas por dia, sem interrupções.
  • As agências do Banco de Brasília (BRB) funcionarão no horário normal, das 11h às 16h, na sexta-feira — aos sábados e domingos não há atendimento bancário.
  • O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também funcionará normalmente, seguindo a escala de coleta convencional e seletiva.
  • A Fundação Hemocentro de Brasília terá funcionamento normal hpje, das 7h15 às 18h, mas não funcionará no sábado.

Mobilidade

  • O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios será interrompido a partir das 23h de sexta-feira, em razão dos preparativos para o desfile de 7 de Setembro.
  • O Metrô-DF funcionará em horário normal nesta sexta, das 5h30 às 23h30. No sábado, os trens circularão em escala de feriado, das 5h30 às 19h.
  • O Detran-DF, por sua vez, dividiu o esquema dos postos de atendimento, que não vão funcionar durante esta sexta-feira. Quem agendou serviços de veículos, habilitação e penalidades para esse dia, porém, poderá ser atendido por ordem de chegada, desde que leve o comprovante de agendamento. Se a intenção for de reagendar, o procedimento pode ser feito pelo portal de serviços da autarquia ou pelo aplicativo Detran-DF. Já as atividades da banca examinadora de trânsito voltadas para habilitação, caso tenham sido agendadas para sexta-feira, permanecem confirmadas. No sábado, as bancas não vão operar.
  • O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) não terá atendimento ao público nos dias 6, 7 e 8, no setor de multas e penalidades e no protocolo. Já as operações de fluidez do DER-DF serão realizadas normalmente na sexta-feira. Elas ocorrem na Estrada Parque Ceilândia (DF-095/ Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001) — no trecho entre os viadutos de Samambaia e o do Pistão Sul — e na BR-070.

Lazer

  • O DER-DF também informa que, em função do feriado, o trânsito de veículos será interrompido no sábado (7) no Eixo Rodoviário (DF-002) para o Eixão do Lazer, das 6h às 18h. A interrupção também será feita no domingo, como é tradição.
  • O Mirante da Torre de TV funcionará normalmente nos dias 6, 7 e 8, das 9h às 18h45.
  • O Zoológico e o Jardim Botânico abrem normalmente na sexta e no sábado. O primeiro funciona das 8h30 às 17h, com encerramento da bilheteria às 16h. Já o segundo abre das 9h às 17h, com entrada gratuita para pedestres e ciclistas na portaria principal das 7h às 9h.
  • Os parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental terão funcionamento normal na sexta e no sábado. Os horários de abertura e fechamento podem ser consultados no site.
  • Os centros olímpicos e paralímpicos (COPs) não terão atividades na sexta-feira.

Secretarias

  • Nesta sexta-feira, dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), estarão abertos os centros Pop, a Central de Vagas, a Unidade de Proteção Social 24 Horas (UPS) e as unidades de acolhimento. Estarão fechados as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência (Cecon).
  • Já os restaurantes comunitários estarão abertos na sexta. No sábado, vão funcionar as unidades de Planaltina, Recanto das Emas, Arniqueira, Pôr do Sol, Itapoã e São Sebastião.
  • Da Secretaria da Mulher (SMDF), funcionarão normalmente a Casa Abrigo e o Alojamento de Passagem da Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia. Os demais equipamentos estarão fechados.
  • Na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), não haverá atendimento presencial na sede. Também estarão fechadas as unidades do Procon. Com relação ao Na Hora, só estarão funcionando as unidades Na Hora Perícia Médica Federal e a que estará no GDF Mais Perto do Cidadão, em Samambaia. As demais seguem fechadas.
  • As unidades do Conselho Tutelar e do Centro Integrado 18 de Maio também estarão fechadas, porém as demandas urgentes do conselho podem ser registradas pelo telefone 125, enquanto as do 18 de Maio devem ser direcionadas ao número (61) 98314-0636, das 8h às 20h.
  • O mesmo ocorrerá com os núcleos do Direito Delas, que estarão fechados, mas atendendo em regime de plantão pelo telefone (61) 98382-0130.

Educação

  • Sobre o funcionamento das escolas públicas nesta sexta (6), as escolas podem aderir ao ponto facultativo ou não. As que optarem por aderir, realizarão a devida recomposição do Calendário Escolar.

Cultura

  • Biblioteca Nacional

SEXTA: fechada
SÁBADO: fechada
DOMINGO: aberta

  • Complexo Cultural de Samambaia

SEXTA: Aberto
SÁBADO: Aberto
DOMINGO: Aberto

  • Complexo Cultural de Planaltina:

SEXTA: Fechado
SABADO: IV Festival Parque Sucupira de MPB a partir das 16h
DOMINGO: IV Festival Parque Sucupira de MPB a partir das 16h

  • Centro de Dança:

SEXTA: Aberto
SABADO: Fechado

  • Casa do Cantador

SEXTA: Fechado
SÁBADO: Sabadão do Forró a partir das 19h

  • Espaço Cultural Renato Russo

SEXTA: aberto
SÁBADO: aberto
DOMINGO: aberto

FECHADOS- sexta, sábado e domingo:

Memorial dos Povos Indígenas, Museu do Catetinho, Museu Vivo da Memória Candanga , Centro Cultural Três Poderes, Museu Nacional, Museu de Arte de Brasília.

Outros serviços

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que o funcionamento das forças de segurança e da Defesa Civil, nos dias 06 e 07 de Setembro, se dará da seguinte forma:

  • CBMDF
    O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) opera ininterruptamente para atender emergências. O contato pode ser feito pelo telefone 193. Já os serviços de expediente administrativo interno não funcionam durante o feriado (7) e ponto facultativo (6).
  • PMDF
    A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo finais de semana e feriados. A PMDF encontra-se pronta para responder aos chamados e pode ser acionada a qualquer momento através do número 190.
  • PCDF
    A Polícia Civil (PCDF) informa que todas as delegacias circunscricionais do DF funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24h, assim como as delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).

Funcionam como Centrais de Flagrante as seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

A Polícia Civil (PCDF) também disponibiliza quatro canais de atendimento para registro de ocorrências:

– Denúncia on-line: ( clique aqui );
– E-mail: [email protected][email protected]>;
– Telefone: 197, opção 0 (zero); e
– WhatsApp: (61) 98626-1197.

  • DEFESA CIVIL
    A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), manterá, no período de ponto facultativo (6) e de feriado (7) equipes de plantão 24 horas e seu efetivo permanecerá de sobreaviso, sendo acionado por plano de chamada em caso de necessidade.
  • DETRAN-DF
    O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que, em razão do Decreto nº 46.227, de 3 de setembro de 2024, que torna esta sexta-feira (6) ponto facultativo, não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran-DF, mas as atividades da Banca Examinadora de Trânsito voltadas para o processo de habilitação estarão mantidas.

Os servidores que atuam nas áreas de engenharia, educação e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala. Os serviços on-line, disponíveis por meio do aplicativo e do Portal de Serviços do Detran-DF funcionarão normalmente.

The post O que abre e o que fecha em Brasília: órgãos públicos terão funcionamento alterado nesta sexta (6) first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora