Famoso nas décadas de 1970 e 2000, o tamanco está de volta como uma tendência de moda – pelo menos, esta foi a aposta de Chemena Kamali, nova diretora criativa da Chloé, no desfile de outono-inverno 2024-2025 da marca .
Esses sapatos icônicos, conhecidos por sua sola de madeira e design robusto, estão sendo reinventados para se adequar ao estilo contemporâneo. A estética boho-chic no último desfile da Chloé surgiu através de vestidos fluidos, franjas, camisas de babados e uma paleta suave, além dos tamancos, é claro.
Os tamancos têm uma longa história, remontando a séculos passados, quando eram usados por trabalhadores devido à sua durabilidade. Na década de 70, eles ganharam popularidade como um item de moda, tornando-se um símbolo de estilo boêmio e despreocupado.
Agora, em 2024, eles voltam repaginados, combinando a nostalgia dos anos 70 com toques modernos que os tornam versáteis e elegantes. As solas de madeira tradicionais estão sendo complementadas com materiais como couro macio, camurça e até tecido, proporcionando um conforto extra sem perder o charme rústico.
Isabel Marant e JW Anderson foram outras marcas que também colocaram os tamancos em suas passarelas de primavera-verão 2024 ready-to-wear e resort 2024.
Isabel Marant primavera-verão 2024 ready-to-wear
(Foto: reprodução/Go Runway)
Isabel Marant primavera-verão 2024 ready-to-wear
(Foto: reprodução/Go Runway)
Isabel Marant primavera-verão 2024 ready-to-wear
(Foto: reprodução/Go Runway)
JW Anderson resort 2024
(Foto: reprodução/Go Runway)
JW Anderson resort 2024
(Foto: reprodução/Go Runway)
JW Anderson resort 2024
(Foto: reprodução/Go Runway)
Os tamancos de hoje são incrivelmente versáteis e podem ser usados em diversas ocasiões. Para um look casual, aposte em jeans de cintura alta, uma blusa básica e m blazer oversized. Vestidos longos e esvoaçantes, estampas florais e acessórios de camurça também são boas escolhas se você prefere a estética boho, por exemplo.
Com novas interpretações e uma abordagem moderna, os tamancos estão prontos para se tornar o must-have da temporada. Então, se você ainda não tem um par, talvez seja hora de considerar adicionar esses sapatos nostálgicos e estilosos ao seu guarda-roupa.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.