Connect with us

Sorriso

Número de mortes no trânsito diminuiu mais de 30% em Sorriso

Publicado

em

Resultado é fruto de trabalho integrado e mudança de comportamento de condutores

Dados da Superintendência do Observatório de Segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) mostram que, em 2023, de janeiro a outubro, foram registradas 32 mortes no trânsito em Sorriso. Neste ano, no mesmo período, o número foi de 21.

“Uma redução de 34% nas mortes no trânsito, lembrando sempre que, quando se fala em vidas, nossa meta, ainda que utópica, é zerar esses índices”, analisa o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

O gestor acrescenta ainda que, de acordo com dados da SESP, Sorriso não registrou alta no número de homicídios no mesmo espaço temporal, de janeiro a outubro: foram registrados 50 homicídios em 2023 e 50 neste ano. “É um trabalho coletivo, não apenas das forças de segurança, mas de todos as demais instituições que compõem o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), para desenvolver ações voltadas à redução da criminalidade”, contextualiza Moura, acreditando em uma redução deste número no acumulado no ano. “O trabalho tem sido intenso para fecharmos 2024 com índices bem inferiores a 2023”.

A redução da violência no trânsito é um dos grandes desafios para Sorriso, com 50.617 condutores domiciliados e mais de 100 mil veículos registrados no Município (isso sem contar os motoristas e motociclistas cujas CNHs são de outras cidades).

O processo para mudar o comportamento no trânsito envolve uma série de questões. Além das ações de orientação e fiscalização. Uma das ações diretamente ligadas à redução de mortes no trânsito foi a instalação das lombadas eletrônicas, ainda em 2022.

Atualmente, 42 dispositivos controlam a velocidade dos veículos, dispostos em 14 pontos de Sorriso. Outro fator-chave para um trânsito mais harmônico foi a instalação de semáforos, em uma ação conjunta com o Governo do Estado.

“No entanto, a fluidez e a segurança no trânsito dependem diretamente do comportamento, tanto de condutores, quanto de pedestres”, reflete o secretário.

Para que novos comportamentos sigam trazendo bons resultados, operações para coibir a dobradinha “álcool e direção” também reforçam a necessidade de abandonar o risco de assumir a condução de um veículo depois da ingestão de álcool. “Somente neste ano, foram realizadas quase 50 operações integradas da Lei Seca”, acrescenta, lembrando da acelerada taxa de crescimento de Sorriso.

“Frear mortes violentas e reduzir o número de vítimas fatais no trânsito trazem um estímulo para o trabalho de todo o aparato de segurança do Município, mas, como se trata de vidas, nossa meta, repito, é zerar estes números” .

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Prefeito de Sorriso e primeira-dama do Estado são os homenageados do ano do prêmio Sabino Albertão

Publicado

em

Por

O Prêmio Sabino Albertão 2024, que celebra os destaques esportivos do Estado, homenageou a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes e o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, ambos na categoria “Amigos do Esporte”. A premiação foi realizada ontem (17 de dezembro), em Cuiabá, e contou com a presença dos medalhistas olímpicos e paralímpicos de Mato Grosso, Ana Vitória, Arthur Silva e Érika Zoaga, que entraram para o Hall da Fama por contribuírem com a divulgação do nome do Estado no cenário esportivo internacional. Além disso, também foram premiadas 11 categorias esportivas que foram destaque entre julho de 2023 a julho de 2024.

“Me sinto muito honrado pelo reconhecimento. Nós acreditamos que o esporte é uma das bases essenciais para manter nossas crianças e adolescentes em um caminho sadio; o esporte preza pelo espírito coletivo, pela disciplina, esforço em busca de resultados; enfim, o esporte nos dá lições diárias de determinação, força, garra, de que há um longo caminho e muito preparo para a chegada ao pódio”, ressalta Ari.

No segundo mandato à frente do município de Sorriso, Ari iniciou a vida pública na cidade como líder de associações esportivas. “Minha trajetória no esporte marcou minha vida pessoal, integrei equipes de voleibol, handebol e aprendi muitas lições de cidadania em cada uma e também no Moto Clube, independente do esporte ser coletivo ou individual, sempre há uma equipe por trás, há um treinador/orientador e o esportista precisa aprender a trabalhar com o outro, a ouvir, a se posicionar; repito: o espírito esportivo é centrado no trabalho coletivo, nas muitas vozes que formam uma equipe”, pontua Ari.

O prefeito destaca que nos últimos oito anos em que esteve à frente da Prefeitura, o Município buscou dar continuidade a políticas públicas voltadas à prática do esporte. Dentre os programas realizados na gestão de Ari Lafin estão o “Atletas do Futuro”, que visa incentivar o desenvolvimento esportivo de atletas em idade escolar com ajuda de custo e premiações, e o “Ginástica na Praça”, que oferece à população atividades físicas, palestras e orientações nas diversas praças do município.

Já com o programa Sorriso + Esporte, a gestão busca universalizar o acesso ao esporte por meio de diversas ações, como a diversificação da prática esportiva, participação em competições oficiais, valorização do esporte amador, dentre outras.

Além disso, o município se destaca pelos investimentos em sua infraestrutura esportiva e, neste ano, entrega o Ginásio Olímpico, que é considerado uma das melhores arenas esportivas do país.

Já a primeira-dama mato-grossense é reconhecida como madrinha nacional do Jiu-Jitsu Paradesportivo e, recentemente, foi também anunciada como embaixadora mundial do Parajiu-jitsu, durante a competição mundial da modalidade em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

A dedicação de Virginia Mendes ao paradesporto ainda lhe rendeu o Selo Mundial de Inclusão, oferecido pela World Parajiu-jitsu Federation (WPJJF) e pela Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP). O título internacional coloca Mato Grosso em evidência no cenário global como um estado exemplar no que diz respeito à inclusão.

Virgínia também destacou o quanto se sentiu honrada pelo reconhecimento. A primeira-dama ressaltou ainda que quer continuar trabalhando para ampliar a inclusão e o poder transformador do esporte.

Sobre o Prêmio Sabino Albertão

O Prêmio Sabino Albertão é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) para homenagear os destaques esportivos do ano em Mato Grosso. Já a categoria especial dentro da premiação, o troféu “Amigos do esporte”, reconhece a contribuição de personalidades ou instituições ao desenvolvimento esportivo do Estado.

O nome do prêmio é uma homenagem ao professor e ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer (1997 a 2002), Sabino Albertão Filho, que faleceu em 2021.

Esta edição contou com a realização do Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (Iteec Brasil) e foi produzida pela Bemtivi Academia de Arte.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora