A gestão Emanuel Pinheiro aumentou em 100% a quantidade de lâmpadas de LED instaladas na cidade, em relação ao ano de 2022. De acordo com levantamento da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o número que era de 9,5 mil luminárias, até ano passado, saltou para 19 mil equipamentos em pleno funcionamento, em junho de 2023.
Ainda segundo a Limpurb, esta quantidade representa 20% do parque de iluminação pública da Capital, que é composto por cerca de 95 mil lâmpadas. O avanço é resultado de um trabalho contínuo que vem sendo realizado pela Prefeitura de Cuiabá, com o intuito de modernizar a estrutura em todas as regiões.
Seguindo um planejamento de progresso gradativo, as ações alcançam os grandes corredores de mobilidade, vias principais dos bairros, praças, parques e outros equipamentos públicos. Além de vantagens como maior eficiência na claridade, economicidade, e durabilidade, as LEDs também atendem a política de sustentabilidade, defendida pelo prefeito Emanuel Pinheiro.
“Nossa missão é entregar uma Cuiabá mais moderna, inclusive na iluminação pública. Por isso, fazemos esse trabalho contínuo. Neste momento, por exemplo, estamos fazendo essa melhoria no complexo esportivo e na avenida principal do bairro Poção. E, gradativamente, vamos avançar para outras comunidades”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
Dentro desse trabalho de modernização, o prefeito Emanuel Pinheiro também determinou que a Limpurb deixasse de utilizar as chamadas lâmpadas amarelas em suas ações de manutenção. Dessa forma, desde 2022, nos locais onde ainda não foi possível instalar luminárias de LED, os equipamentos queimados são substituídos por lâmpadas de vapor metálico.
Diferente das amarelas, as lâmpadas metálicas reproduzem uma coloração branca, garantindo um maior fluxo de luminosidade e melhorando consideravelmente a claridade dos locais em que são implantadas. Atualmente, o parque de iluminação pública conta com mais de 35 mil lâmpadas de vapor metálico em funcionamento.
“Excluímos totalmente as lâmpadas amarelas das nossas manutenções. Obviamente, existem aquelas que estão em funcionamento em alguns locais. Mas, quando precisamos fazer a troca, já não utilizamos mais esse tipo de equipamento. Com o tempo, pretendemos zerar a quantidade de luminárias amarelas na cidade”, finaliza Júnior.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT