O Hospital Metropolitano, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e localizada em Várzea Grande, realizou 3.195 cirurgias no primeiro semestre de 2024. Conforme balanço realizado pela unidade, o número de procedimentos cirúrgicos realizados no primeiro semestre deste ano representa um aumento de 94% em comparação ao mesmo período de 2019, quando foram realizados 1.644 procedimentos.
“O aumento da oferta das cirurgias realizadas no Hospital Metropolitano reflete o compromisso da atual gestão com a melhoria dos serviços de saúde no Estado de Mato Grosso. As nossas equipes trabalham para oferecer um atendimento eficiente e de qualidade à população”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Rosely Costa, filha da paciente Ana Deoratina Costa, que passou por cirurgia após uma fratura no fêmur, destacou a qualidade do atendimento que a mãe recebeu da equipe multidisciplinar da unidade.
“Minha mãe deu entrada no hospital com uma fratura no fêmur, passou pelo procedimento cirúrgico e foi muito bem atendida por toda a equipe da unidade, desde enfermeiros, técnicos de enfermagem, radiologistas e todos os profissionais. Minha mãe é hipertensa e houve todo um cuidado e atenção também em relação a isso. Nós só sabemos que as pessoas trabalham com amor pela maneira como elas atendem a outras pessoas. Quando vocês acolhem um paciente, a família se sente também acolhida“, disse.
A diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane de Oliveira, atribui o sucesso nos resultados à ampliação da unidade e à realização de mutirões de cirurgias.
“Para alcançarmos este resultado, otimizamos a rotatividade das salas cirúrgicas e a realização de mutirões em algumas especialidades. Além disso, a unidade passou por uma ampliação em 2020, aumentando as salas cirúrgicas e mais 210 leitos de enfermaria, totalizando 267 leitos”, explicou.
O Hospital Metropolitano é uma referência em várias especialidades, incluindo cirurgia bariátrica, ortopedia e traumatologia, neurocirurgia, neurologia clínica, cirurgia geral, cirurgia vascular e urologia, atendendo aos 142 municípios de Mato Grosso.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).
A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.
Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.
O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.