Connect with us

MATO GROSSO

Núcleo de Sustentabilidade do TJMT promove palestra durante Projeto ELO em Barra do Garças

Publicado

em

O Núcleo de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizou na tarde desta quinta-feira (15) a palestra ´Desafios Globais, Ações pela Sustentabilidade´, durante o terceiro dia de programação do Projeto ELO, em Barra do Garças. 
 
A iniciativa da Justiça Estadual tem como objetivo conscientizar os servidores sobre a necessidade de ações locais para redução do impacto global do ser humano, por meio de boas práticas no Poder Judiciário de Mato Grosso. 
 
A gestora-administrativa do Núcleo de Sustentabilidade do TJMT, Vera Lícia de Arimatéia, iniciou a palestra com um vídeo chocante sobre atividades humanas predatórias que estão a destruir o planeta. Na sequência, a servidora trouxe dados e estudos que mostram que as discussões sobre sustentabilidade no mundo vêm desde a década de 70, apesar de parecer um assunto novo. 
 
De acordo com a palestra, o conceito de desenvolvimento sustentável, por exemplo, vai muito além do meio ambiente e envolve questões sociais e econômicas, formando a tríade da sustentabilidade. O tripé sustentável ainda se desdobra em aspectos culturais, políticos, jurídicos, éticos, territoriais, educacionais e psicológicos. 
 
Outro assunto abordado foi o ´ESG´, que envolve a seguinte temática; Ambiental, com políticas e a capacidade de mitigar o risco ambiental, o Social, com visões e práticas sobre diversidade, direitos humanos e defesa do consumidor e governança, que abrange esferas de liderança, decisões e comprometimento institucional. 
 
Também foram discutidos temas como a ´Agenda 2030´, um plano de ação para comunidade internacional com 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, e ´Economia Circular´, solução que envolve o ciclo: matéria-prima, produção, distribuição, consumo, reutilização, separação, recolha (desperdício) e reciclagem. 
 
A apresentação ainda trouxe ações locais estabelecidas para o Poder Judiciário de Mato Grosso: os Princípios da Política de Sustentabilidade, o Plano de Logística Sustentável e o Índice de Desenvolvimento Sustentável do PJMT. 
 
Segundo Vera Lícia, após palestras realizadas nas Comarcas do Judiciário, o Núcleo identificou a necessidade de trazer também os conceitos essenciais de sustentabilidade aos servidores. 
 
“Achamos que essa palestra seria uma oportunidade ímpar de contextualizar de forma geral os desafios globais e soluções locais, para que a gente possa sensibilizar as pessoas com essa consciência. E a partir daí, então, esmiuçar as nossas ações, para que as pessoas compreendam o motivo dessas práticas tão importantes. Então, acho que fizemos um bolo ELO de Sustentabilidade”, finaliza a gestora do Núcleo de Sustentabilidade.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Foto 1: a imagem mostra a palestrante falando com os servidores. Ela está em pé, segura o microfone e gesticula com as mãos. os servidores estão sentados e olham atentamente para a palestrante.  
 
Marco Cappelletti/ Fotos: Alair Ribeiro 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
Imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

“Nota A+ no Tesouro Nacional confirma gestão fiscal com responsabilidade e transparência”, afirma secretário de Fazenda

Publicado

em

Por

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, apontou que a nota “A+” nas contas públicas do Estado, dada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), reflete a qualidade e fidelidade do registro contábil à realidade.

O Estado recebeu a nota “A+” na classificação Capacidade de Pagamento (Capag), que mede a saúde fiscal de Estados e municípios do país para pagamento de crédito, pelo quarto ano consecutivo, com o diferencial do “+” em 2024.

“O ‘A’ é porque temos capacidade de investimento, gastamos menos do que arrecadamos, e o ‘+’ quer dizer que tudo o que está escrito em nossos balanços está numa linguagem adequada. Isso faz com que tenhamos uma gestão fiscal completa, com responsabilidade e transparência”, disse durante o Podcast MT Conectado.

Gallo também destacou que poucos Estados possuem essa nota e defendeu que essa competitividade deveria se espalhar pelo Brasil.

“Essa competitividade traria sanidade às contas públicas e entregas efetivas para a população, como infraestrutura – estradas, pontes, hospitais – e também na área social, que é uma parte comandada pela nossa primeira-dama Virginia Mendes”, disse.

A nota “A+” comprova que o Governo do Estado tem plenas condições de dar continuidade aos investimentos em benefício da população, além de promover o desenvolvimento econômico e social.

Com isso, Mato Grosso se mantém em destaque nacional, liderando os rankings de crescimento econômico e geração de investimentos.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora