Connect with us

Diamantino

Núcleo de Futebol de Rua pela Educação retoma atividades na Escola João Batista em Diamantino

Publicado

em

As aulas do projeto Futebol de Rua pela Educação foram retomadas nesta segunda-feira (20.03), na Escola João Batista de Almeida. A iniciativa, que já beneficiou cerca de 100 crianças no município, resulta de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Instituto Futebol e a empresa Aegea – Águas de Diamantino, que patrocina a ação.

A cerimônia de retorno às atividades contou com a presença da secretária de Educação Rose Carris, do secretário de Esporte e Lazer Jeferson Grolli, do supervisor de Responsabilidade Social da Águas- Diamantino Davi,  representando a AEGEA,  da diretora da escola Janete Terezinha Vizolli, além do coordenador do Instituto Futebol de Rua Eber Cristian Dartora. 

O projeto prevê atender, no ano de 2023, outros 100 alunos de 7 a 13 anos, no contraturno escolar da Escola Municipal João Batista de Almeida, localizada no bairro Jardim Alvorada. De acordo com os organizadores, Diamantino está entre as 50 cidades do país contempladas com a ação. 

Para a secretária Rose Carris o projeto trouxe grandes momentos e marcou a vida de muitas crianças. “Somos muito gratos pela renovação de mais uma edição do projeto no nosso município. A gente acompanhou a alegria das crianças que participaram das aulas no ano passado, porque é um trabalho feito com muito amor e dedicação”, comentou. 

Davi frisou que as ações vão proporcionar muitos benefícios para a cidade. “A Aegea acredita que é de suma importância desenvolver o cidadão, a partir de séries iniciais. Então esse projeto vem reforçar a parte pedagógica e educacional junto com o esporte”, declarou. 

De acordo com o coordenador do projeto, Eber Dartora, o objetivo da ação consiste em trabalhar o esporte como ferramenta de transformação social e para isso utiliza a tecnologia do Futebol de Rua que valoriza brincadeiras e jogos esportivos, aliados ao processo educativo. 

Eber parabenizou a disposição do município e da AEGEA em canalizar investimento para o desenvolvimento de pessoas, por entender que o processo de educação vai além do da rotina escolar normal. Outra característica da ação consiste na interdisciplinaridade das matérias trabalhadas durante as aulas que auxiliam no processo de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem das crianças, além de despertá-las para a criatividade e outras habilidades. 

 As atividades envolvem quatro eixos de educação socioemocional: “pensar, sentir, agir e interagir e se desdobra num conjunto de temáticas como enfrentamento ao racismo, meio ambiente, cultura de paz, tecnologia e robótica. Isso tudo é construído por uma professora pedagoga e uma de educação física que trabalham juntas no contraturno escolar com crianças de 7 a 13 anos de idade”, acrescentou. 

As aulas são realizadas de forma interdisciplinar, onde reúne brincadeiras de rua e também atividades pedagógicas, com dança, música, desenho e outras. O jogo é autoarbitrado, ou seja, quem apita o jogo são as próprias crianças e isso tem uma construção na tomada de decisão, na criação de consenso e no desenvolvimento do espírito de liderança. 

O projeto Futebol de Rua está amparado pela Lei nº 11.438/06 de Incentivo ao Esporte que viabiliza recurso financeiro para garantir que as ações sejam executadas. A empresa Águas de Diamantino escolheu a cidade como beneficiária do projeto que segue até 31 de dezembro, podendo ser prorrogado o período. 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora