O Núcleo de Estudos em Produção de Suínos (Nepsui), localizado no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, Minas Gerais, foi certificado internacionalmente em bem-estar animal. A unidade, sendo a primeira granja experimental nas Américas e a terceira de produção no Brasil a conquistar esse selo, se destaca por sua abordagem inovadora e tecnológica.
Reconhecida como a granja mais avançada da América Latina, o Nepsui utiliza inteligência artificial para analisar o comportamento dos animais. A granja possui estações de alimentação inteligentes e balanças de precisão, além de chips com tecnologia RFID, que permitem aos leitões se alimentarem de forma autônoma nas baias. Essas ferramentas ajudam os pesquisadores a compreender e atender às necessidades diárias dos animais, melhorando seus índices reprodutivos, imunológicos e de bem-estar, sendo todo o processo monitorado por câmeras.
A certificação, intitulada FairFood, foi resultado de uma auditoria realizada em novembro por uma entidade terceirizada, acreditada pela International Accreditation Forum (IAF), órgão internacional regulador nesse tipo de certificação.
O recente investimento do Nepsui foi o Laboratório de Inteligência Artificial para Suínos (Liasui), destinado aos leitões em desmame (24 a 70 dias de idade). O espaço é equipado com máquinas de alimentação interligadas a câmeras de inteligência artificial que monitoram os animais continuamente. Essa tecnologia permite identificar o comportamento alimentar dos leitões em tempo real, possibilitando ajustes nutricionais e ambientais que influenciam seu consumo e ganho de peso.
Fonte: Pensar Agro