A Polícia Militar de Mato Grosso oficializou, em solenidade na manhã desta sexta-feira (15.03), em Várzea Grande, as passagens de comando de três unidades operacionais do 2º Comando Regional. Na cerimônia, três tenentes-coronéis assumiram o comando do 4º Batalhão e 25ª Companhia Independente de PM, em Várzea Grande, e da 6ª Companhia de PM, em Poconé.
No 4º Batalhão de PM, responsável pelo policiamento da região central de Várzea Grande, o tenente-coronel Gleber Candido Moreno passou o comando da unidade para o tenente-coronel Jean Araújo de Lima. Antes de assumir o 4º BPM, o tenente-coronel Jean Lima comandava a 25ª Cia de PM, além disso, já comandou a 21ª Cia de PM, em Cuiabá, e a 4ª Cia de PM Ambiental e a Força Tática do 6º Comando Regional, em Cáceres.
Na 25ª Cia de PM, que atua no policiamento do bairro São Mateus e regiões próximas, o tenente-coronel José Corrêa da Costa Júnior assume como novo comandante da unidade. Ao assumir a função, o tenente-coronel deixa o comando da 6ª Cia de PM, em Poconé, antes disso, atuou como coordenador-adjunto de escolas militares e também como comandante-adjunto do 1º BPM e 9º BPM, em Cuiabá.
Já no policiamento operacional da cidade de Poconé, por meio da 6ª Cia Independente de PM, o tenente-coronel Wanderson da Costa Castro assumiu como comandante da unidade. O tenente-coronel chega à unidade após comandar o 15º Batalhão de PM, em Alto Araguaia, e também o 8º Batalhão de PM, em Alta Floresta.
O subchefe de Estado-Maior Geral da Polícia Militar, coronel José Nildo de Oliveira, presidiu a solenidade e agradeceu aos comandantes do 2º Comando Regional o bom trabalho da unidade e desejou as boas vindas aos novos oficiais que irão comandar o policiamento de Várzea Grande e Poconé.
“O 2º Comando Regional vem com uma queda dos índices de criminalidade e temos que comemorar isso, mas também continuar esse trabalho e empenho dos comandantes e da tropa, para continuarmos entregando isso a sociedade. Quero parabenizar os oficiais e desejo sucesso na missão de todos os novos comandos”, afirmou.
Também estiveram presentes na solenidade o deputado federal e ex-comandante da PMMT, coronel Jonildo de Assis, os comandantes regionais da PMMT, coronel Wankley Corrêa Rodrigues (Cuiabá) e Januário Batista (Várzea Grande); o assessor militar do Ministério Público de Contas, coronel Fábio Souza Andrade, os secretários municipais de Várzea Grande, coronel PM Alessandro Ferreira (Governo) e Jadir Pereira (Esporte); os vereadores de Várzea Grande, Rosy Prado, sargento Galibert, Emerson Campos Magalhães, Rogério Martins e Paulo Silva; o presidente do Conseg de Poconé, Luis Eduardo Campos, entre outras autoridades.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.