A nova sede da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Primavera do Leste vai garantir atendimentos mais rápidos para a população da região. A unidade ficará centralizada no município, entre o Instituto Médico Legal e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
“Ao ter uma unidade centralizada na cidade, vamos poder diminuir muito o tempo de resposta em diversos pontos do município. Isso é um ganho muito grande para nós e, principalmente, para a sociedade de Primavera do Leste. É uma cidade que cresce muito e precisava deste investimento”, pontua o comandante da companhia, major Bruno Rebouças.
“Além de fornecer os melhores equipamentos para as nossas forças de Segurança, também estamos empenhados em melhorar a estrutura e o ambiente de trabalho. Os Bombeiros precisam de um espaço adequado para atuarem com cada vez mais eficiência no atendimento à população, e essa unidade que estamos construindo vai contar com tudo isso”, afirma o governador Mauro Mendes.
Na avaliação do comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges, a construção da unidade comprova o compromisso da gestão atual para o fortalecimento da corporação.
“Desde o início da atual gestão, o Corpo de Bombeiros têm vivido o seu melhor momento. Nunca houve tanto investimento na corporação como nestes últimos anos. Recebemos viaturas, novos equipamentos e fardas para nossos bombeiros, e novos quartéis, como este que é construído em Primavera. A gestão Mauro Mendes fortaleceu a Segurança Pública como nenhum outro gestor”, enfatiza o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges.
As obras da unidade são executadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste. Leonardo Bortolini, prefeito do município, relembra que a construção de uma sede mais ampla era sonho antigo da corporação e população primaverense.
“Lembro de quando o tenente-coronel Jooziel trouxe a proposta do coronel Alessandro Borges para construir uma nova unidade dos bombeiros. Eu ainda era vereador quando isso aconteceu, e agora com o governador Mauro Mendes pudemos firmar este convênio para dar início a esta obra que é um sonho para a cidade”, diz o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin.
Investimento em segurança
Desde o início da atual gestão, o Governo de Mato Grosso investiu cerca de R$ 9 milhões para reforçar a Segurança Pública em Primavera do Leste. Além da nova sede da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar, o Estado também investe na construção de um novo Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso.
O Governo do Estado ainda entregou 140 rádios digitais para melhorar a comunicação entre policiais e um caminhão-pipa ao Corpo de Bombeiros para o combate de incêndios florestais na região.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.